Subsecretaria de Políticas sobre Drogas faz balanço com organizações da sociedade civil
A subsecretaria de Políticas sobre Drogas (Supod) promoveu nessa terça-feira (17/12), na Cidade Administrativa, reunião de trabalho com representantes das organizações da sociedade civil de diversos municípios. O encontro formalizou a transferência da Supod, que antes era vinculada à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e também serviu para apresentar um balanço das ações.
A mesa de trabalho foi aberta pela secretária de Desenvolvimento Social Elizabeth Jucá e pela subsecretária Soraya Romina. Na oportunidade, a secretária contextualizou as políticas da pasta e falou sobre as perspectivas de trabalho. Segundo Elizabeth Jucá, a intenção é ouvir das pessoas que atuam diretamente no atendimento à população usuária de álcool e outras drogas sugestões para que as políticas públicas sejam aperfeiçoadas. “O que a gente quer é desenvolver um trabalho com planejamento e o cumprimento de metas e resultados. Só assim conseguiremos melhorar o atendimento e a promoção da reinserção social, com a ajuda das políticas transversais que fazem parte da Sedese”, afirmou.
Um panorama das Políticas sobre Drogas no Estado foi apresentado pela subsecretária Soraya. Em seguida, a coordenadora do Centro de Referência Estadual em Álcool e outras Drogas (Cread), Michelle Ralil, contextualizou sobre o trabalho do centro e apresentou perspectivas de parceria com a Subsecretaria de Direitos Humanos, para potencializar as ações de acompanhamento e monitoramento da rede.
Transparência
De acordo com a subsecretária Soraya Romina, um dos objetivos para 2020 é aprimorar as diretrizes do novo Edital de Chamamento Público, que será publicado até o final do primeiro trimestre, visando a ampliação das atividades desenvolvidas pelas organizações da sociedade civil nos eixos: prevenção ao uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas; acolhimento/cuidado e reinserção social e produtiva. Outra novidade é a mudança na forma de prestação de contas e envio de relatórios para a Subsecretaria.