Tempo de abertura de empresas é reduzido com adesão à rede nacional
Abrir um empresa em Minas pode ficar mais ágil. Isso por que mais municípios estão aderindo à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A política pública nacional, efetivada em Minas Gerais pela Jucemg, tem atraído cada vez mais interesse.
Atualmente, 319 municípios já fazem parte da rede, o que representa mais de 90% de todo o movimento empresarial no estado. Só na última semana os municípios de São Geraldo, Monsenhor Paulo e São João da Mata fizeram adesão à rede, por meio das respectivas prefeituras.
A Redesim é responsável por estabelecer diretrizes e procedimentos para a simplificação e a integração do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicos nos âmbitos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Sistema
Criada pela Lei Federal 11.598/2007, a Redesim atua por meio de um sistema informatizado que permite integrar e agilizar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas interligando todas as entidades e órgãos diretos ou indiretamente envolvidos no processo de legalização. Com o sistema, é possível realizar todas as etapas para o registro e licenciamento de empresas em um ambiente único, de forma linear e totalmente digital.
Com a ampliação do número de prefeituras à Redesim, a Jucemg constata que o tempo de abertura de empresas tem diminuído consideravelmente, trazendo mais segurança e confiança para o empresariado mineiro.