Torneio Leiteiro da Emater-MG tem maior participação de produtores
Em sua 5ª edição, o Torneio Leiteiro realizado pelo escritório da Emater-MG, em Viçosa, durante a programação da 91ª Semana do Fazendeiro, teve resultado positivo. A participação superou as expectativas, mesmo com as alterações na execução do evento, por causa da pandemia. Pela primeira vez com a modalidade “Torneio Leiteiro em Nível de Fazenda”, o evento teve maior participação e aceitação por parte dos produtores de leite. Foram 30 produtores, de nove municípios.
Diferentemente de outros anos, quando a competição acontecia em galpão, no campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV), desta vez o processo da competição foi feito diretamente na propriedade dos produtores. A medida contribuiu para evitar a aglomeração de pessoas, além de deslocamento dos animais, contratação de mão de obra, entre outras despesas. Permitiu, ainda, que mais produtores se dispusessem a competir.
As equipes técnicas foram às fazendas e acompanharam uma ordenha, esgota, ordenha em dois horários e pesagem do leite. Foram duas categorias: Agricultores Familiares e Demais Produtores.
"É uma vitrine que pode gerar negócios, mas é mais trabalhoso. Por outro lado, a gente constata que o torneio de curral também traz ganhos para o produtor que pode se tornar referência e ser reconhecido como criador de bons animais para vender”, pondera o técnico em Agropecuária do escritório local da Emater-MG em Viçosa Marcelino Soares.
O produtor Antônio Maria da Silva, da cidade de Cajuri, município vizinho de Viçosa, é um exemplo. O pecuarista conquistou dois primeiros lugares na competição. Na categoria Demais Produtores – Primeira Cria, com a vaca Lorena, apresentando produção diária de 46,05 quilos de leite, e na categoria Demais Produtores – Adulto, com a vaca Dulcineide, atingindo a marca de 71,94 quilos por dia.
“O produtor Antônio Maria nunca participou de torneio de galpão. Mas, como foi de curral, ele participou, sendo o produtor com a maior produção, talvez até da Zona da Mata inteira”, destaca Marcelino.
O Torneio Leiteiro, deste ano, teve a abrangência definida dentro de um raio de 35 quilômetros ao entorno de Viçosa, habilitando 18 municípios. A cerimônia de premiação foi feita em 14/7, durante a 91ª Semana do Fazendeiro. Tanto na categoria Agricultores Familiares, quanto na de Demais Produtores foram avaliados as modalidades “Animais de primeira cria” e “Animais adultos”.
Segundo o também extensionista de Agropecuária da Emater-MG local Bruno Klauber, dos nove municípios que participaram, seis foram premiados.
Além de promover a interação entre os participantes, o torneio leiteiro tem como objetivos estimular o melhoramento genético do rebanho, seleção dos animais, melhoria do manejo nutricional e sanitário. Também propõe incentivar o uso racional dos recursos naturais, estimular o desenvolvimento das famílias, dentro dos princípios de sustentabilidade, e promover o rebanho leiteiro do município de Viçosa e região. Outro propósito das equipes técnicas é proporcionar a troca de experiência e o espírito competitivo e harmônico, entre os produtores.
Confira resultados:
Categoria: Agricultor Familiar – Primeira Cria
- 1º lugar – Fabrício Antônio Vieira/Presidente Bernardes/Produção de 43,11 quilos de leite
- 2º lugar - Adilson Aparecido Stanciole Lopes/São Miguel do Anta/Produção de 39,18 quilos de leite
-3º lugar – Maurílio Neves Machado/São Miguel do Anta/Produção de 37,18
Categoria: Agricultor Familiar – Animal Adulto
-1º lugar – Fabrício Antônio Vieira /Presidente Bernardes/Produção de 55,3 quilos de leite
- 2º lugar – Joaquim Moreira/Senador Firmino/Produção de 48,34 quilos de leite
- 3º lugar – Rita Cardozo de Freitas/Viçosa/Produção de 46,99 quilos de leite
Categoria: Demais Produtores - Primeira Cria
- 1º lugar – Antônio Maria da Silva/Cajuri/Produção de 46,05 quilos de leite
- 2º lugar – UEPE/UFV/Viçosa/Produção de 39,8 quilos de leite
- 3º lugar – Alvimar Sérgio T. de Carvalho/Teixeiras/Produção de 27,8 quilos de leite
Categoria: Demais Produtores – Animal Adulto
- 1º lugar – Antônio Maria da Silva/Cajuri/Produção de 71,94 quilos de leite
- 2º lugar – UEPE/UFV/Viçosa/Produção de 50,13 quilos de leite
- 3º lugar – Alvimar Sérgio T. de Carvalho/Teixeiras/Produção de 47,44 quilos de leite