Turismo náutico é tema em reunião sobre desenvolvimento dos Lagos de Furnas e Peixoto
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) promoveu, nessa quarta-feira (17/3), mais uma reunião mensal do Grupo de Trabalho em Prol dos Lagos de Furnas e Peixoto. O encontro foi realizado por videoconferência e contou com a participação de 23 pessoas.
O destaque da quarta reunião do coletivo, que é oficializado por decreto e coordenado pela Secult, foi a apresentação “Turismo Náutico no Mar de Minas”, feita pelo consultor em serviços náuticos Antônio Carlos Mendonça Nunes. No conteúdo apresentado estavam explicações sobre a estruturação da cadeia econômica do turismo náutico, composta por restaurantes, clubes, postos de combustível, empresas de turismo, associações da sociedade civil, entre outros, e sobre como ela fortalece as atividades turísticas e o desenvolvimento socioeconômico da região.
A subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, falou sobre a importância de manter a articulação entre o grupo e da discussão de temas sobre as diversas realidades dos municípios que fazem parte do complexo dos lagos para levantamento de demandas importantes para a região. “Já debatemos assuntos diversos que remetem ao múltiplo uso das águas dos Lagos de Furnas e Peixoto. Desta vez, falar sobre a cadeia produtiva que envolve as cidades do entorno e os impactos dela no desenvolvimento socioeconômico do território abre o leque para identificar aspectos que podem ser melhorados e priorizados. A conscientização sobre o uso seguro das águas e a atuação em conjunto de todos os atores envolvidos nas atividades náuticas, por exemplo, foram questões levantadas que certamente contribuem para promover a cultura e o turismo na região”, destacou.
Continuidade
A coordenadora do Movimento Pró Furnas 762 e integrante do GT, Maria Elisa Ordones, falou sobre a relevância da continuidade do coletivo. “O alinhamento nesse Grupo de Trabalho está fantástico, e isso tem contribuído muito para o turismo e a cultura náuticos do nosso Mar de Minas. Chamo a atenção para a importância destas reuniões, que surpreendem pela qualidade das informações compartilhadas. Reforço que o diálogo e os debates têm que ter andamento, principalmente para garantir a segurança jurídica das cotas de abastecimento”, disse Maria Elisa.
A reunião contou com a participação, também, de representantes do Ministério do Turismo; da Marinha do Brasil; do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG); do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam); da Usina Hidrelétrica de Furnas; da Universidade Federal de Alfenas (Unifal); do Movimento Pró Peixoto 663; da Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico do Lago de Furnas e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).
A próxima reunião mensal do GT em prol dos Lagos de Furnas e Peixoto está prevista para 14 de abril de 2021.