Turismo pesquisa impactos da pandemia e retomada das atividades

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Está aberta a segunda rodada da “Sondagem Empresarial – Impactos da pandemia de covid-19 nos negócios turísticos mineiros”, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) por meio do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG).

Nesta edição, a pesquisa, que pode ser respondida até 23/10, é conduzida em parceria com a Federação do Comércio em Minas Gerais (Fecomércio-MG). Clique aqui para acessar o formulário.

Diagnóstico

A sondagem tem objetivo de fazer um diagnóstico amplo da atual situação do Turismo frente à crise socioeconômica imposta pela pandemia e de acompanhar a retomada gradual das atividades. Trata-se de um questionário voltado para empreendedores turísticos do estado com perguntas sobre temas como: principais medidas adotadas para amenizar os efeitos da crise, perspectivas para recuperação dos negócios, gestão de funcionários, processo de reabertura ou retorno, manutenção de preços de produtos e serviços, entre outros.

O texto também pede que o participante avalie os impactos negativos da pandemia no faturamento do empreendimento, com base no ano de 2019.

Público-alvo e objetivos

O questionário é direcionado a agências e operadoras de viagens, receptivos, guias de turismo, restaurantes, lanchonetes e bares, meios de hospedagem, atrativos turísticos, parques, transportadoras, empreendimentos ligados a eventos, entre outros negócios da cadeia produtiva do Turismo.

A subsecretária de Turismo da Secult, Marina Simião, lembra que a primeira edição da pesquisa, realizada em abril, revelou as demandas do setor para a pasta poder elaborar, em diálogo com toda a cadeia produtiva, estratégias de enfrentamento à crise. “Dar voz aos mais diversos segmentos do setor foi fundamental para atuarmos em parceria e chegar a soluções que amenizassem os impactos da crise”.

Já nesta segunda rodada, diz Marina, “vamos entender a dinâmica dos processos de retomada, avaliar prejuízos e pensar sobre como desenvolver ações conjuntas que possam auxiliar na recuperação e crescimento dos negócios turísticos em Minas Gerais”.