Uemg está com inscrições abertas para provas de habilidades específicas
Interessados em cursar graduação em Música ou Artes Plásticas na Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), oferecidas presencialmente em Belo Horizonte, têm até o dia 8 de janeiro para se inscrever no site uemg.br/vestibular2020. O valor da inscrição é R$ 20, e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) deverá ser emitido na Área do Candidato, no site do vestibular.
A seleção específica oferece 225 vagas, sendo 125 para a Escola Guignard (bacharelado ou licenciatura em Artes Plásticas) e 100 para a Escola de Música (educação musical escolar - licenciatura, e bacharelado ou licenciatura em instrumento e canto).
O processo seletivo é composto basicamente por duas etapas: as Provas de Habilidades Específicas, realizadas pela Uemg, e a apuração das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados nos dois momentos distintos da seleção serão combinados para a obtenção da relação de aprovados.
Somente os candidatos considerados habilitados nas Provas de Habilidades Específicas continuarão concorrendo às vagas nos cursos oferecidos pela Escola de Música e Escola Guignard. Já para a etapa seguinte, relativa ao Enem, será automaticamente considerado o melhor desempenho obtido pelo candidato nas edições 2017, 2018 ou 2019 do Exame Nacional. Os resultados finais serão divulgados até o dia 6 de março de 2020.
A seleção para os demais cursos de graduação da Uemg ocorrerá via Enem/SiSU e acompanhará o calendário do Ministério da Educação.
Cota e isenção
Assinalando a opção na Área do Candidato até 13 de dezembro, os candidatos podem concorrer às cadeiras dos cursos de artes pelo sistema de reserva de vagas (Procan) da Uemg, que também proporciona a isenção na cobrança da taxa de inscrição.
O programa determina que um mínimo de (50%) das 225 vagas ofertadas estarão reservadas para seis categorias socioeconômicas: negros, quilombolas, indígenas, ciganos, egressos de escola pública e pessoas com deficiência. Além do pertencimento a uma dessas categorias, os candidatos ao Procan – exceto aqueles com deficiência – devem ter estudado na rede pública e possuir renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Quanto à isenção na taxa de inscrição, o número de candidatos contemplados corresponderá a 10% do total de vagas, por Unidade Acadêmica.
Os interessados que optarem pela concorrência no sistema de cotas devem se atentar ao prazo para o envio eletrônico de documentação comprobatória exigida no edital, que traz as demais informações relativas ao Procan.