Unimontes amplia discussões sobre antirracismo em curso gratuito

  • ícone de compartilhamento

Centenas de participantes de 13 estados brasileiros participaram do curso "Ressignificar as identidades geográficas e plantar as sementes do antirracismo", atividade de extensão oferecida pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O trabalho integra o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão – Geografia e Educação Popular (NEPEx/GeoPop), do campus Pirapora, no Norte de Minas.

A escolha da temática, de acordo com a professora Márcia Verssiane Gusmão, reforça uma série de ações afirmativas já desenvolvidas no curso de Geografia da Unimontes. “São questões muito pontuais em nosso cotidiano, principalmente nas redes sociais. Muitas vezes as pessoas ainda não têm entendimento sobre o racismo e o antirracismo, especialmente sobre as legislações”, contextualiza a pesquisadora.

Com dez aulas semanais durante os meses de maio, junho e julho, o curso certificou 1.656 alunos dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de Minas Gerais. O estado reuniu estudantes de Montes Claros, Belo Horizonte, Salinas, Pirapora, Uberlândia, Juiz de Fora e Uberaba.

Os dez módulos estão disponíveis on-line e podem ser acessados neste link. O projeto já ultrapassa 4,1 mil visualizações. 

Próximos passos

Os trabalhos devem continuar com o estudo de novas temáticas em setembro. Serão discutidas questões sobre gênero e feminismo, povos quilombolas, educação étnico-racial e o ensino da Geografia, autores e a literatura negra, representatividade da mulher negra, entre outros pontos sobre o racismo na estrutura social, política e econômica do Brasil e do Norte de Minas.