Unimontes avalia criação do curso de Pedagogia da Terra

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) participa de uma rede de articulação regional para viabilizar a disponibilidade, em breve, do curso de licenciatura em Pedagogia da Terra. O assunto foi tema de reunião na última semana, entre a Reitoria e as coordenadoras do projeto, vinculadas ao Departamento de Educação, e representantes de movimentos sociais.

No encontro com o reitor Antonio Alvimar Souza, vice-reitora Ilva Ruas de Abreu e pró-reitora Helena Papa (Ensino), foi apresentado o escopo do projeto político-pedagógico (PPP) do curso, elaborado pelo Laboratório de Educação do Campo no Semiárido Mineiro: Diversidade, Território e Agroecologia (LabÉdoCampo/Unimontes) – e parceiros.

Quando finalizado, o PPP será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), a quem cabe a apreciação e aprovação do curso. A Unimontes já tem o histórico de disponibilizar cursos de Magistério no Campo (nível médio) e de Pedagogia no Campo (licenciatura), além da especialização em Educação do Campo, na modalidade a distância.

Diálogo

Coordenadoras do projeto, as professoras Magda Martins Macedo, Maria Auxiliadora Amaral Silveira e Andréa Narciso Rocha de Paula destacaram a importância do diálogo com os mais diversos segmentos na elaboração da proposta, sobretudo com os programas de pós-graduação da universidade, movimentos sociais e a Rede Mineira e o Fórum Nacional de Educação no Campo.

Além de incentivar a formação de professores, segundo as professoras, o curso atenderia a demanda para as séries iniciais do ensino fundamental, educação infantil e a educação de jovens e adultos (EJA), além, de reforçar a oferta de licenciatura em Educação no Campo, como já acontece com os cinco cursos já ministrados pelas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), de Viçosa (UFV) e do Triângulo Mineiro (UFTM), além do Instituto Federal do Sul de Minas.