Unimontes completa 58 anos
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completou, neste domingo (24/5), 58 anos de desenvolvimento do ensino superior no Norte de Minas. A instituição foi criada como Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), por meio da Lei Estadual 2.615, assinada em 24 de maio de 1962.
A antiga FUNM foi transformada na atual Unimontes pela Constituição Mineira promulgada em 21 de setembro de 1989. Em 10 de março deste ano, foram completados 30 anos da publicação do Decreto estadual 30.971, que efetivou a estadualização da universidade.
“Passamos por um momento difícil e atípico, diante da pandemia do coronavírus. Mesmo assim, não podemos deixar de comemorar o aniversário desta instituição. Comemoramos não só o momento atual, mas os efeitos da universidade ao longo de quase seis décadas. A Unimontes é dona de uma grande história, construída por muitas pessoas, entre professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e egressos. Aproveitamos esse momento para homenagear todos os nossos benfeitores”, declara o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.
O reitor lembra que, mesmo com a suspensão das atividades presenciais, em cumprimento às medidas preventivas contra a transmissão do coronavírus, a Unimontes dá sequência às ações de ensino, pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo, a Instituição atua diretamente no enfrentamento da covid-19, por intermédio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).
Destaques no ensino, pesquisa e extensão
A instituição já graduou 56.535 profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento, de dezembro a 1969 a dezembro de 2019. Atualmente, além do campus-sede, conta com 12 campi nas regiões Norte e Noroeste de Minas e no Vale do Jequitinhonha. O ensino a distância também ganha impulso.
São oferecidos 22 cursos de pós-graduação stricto sensu próprios (18 mestrados e quatro doutorados) – recomendados pela Capes/MEC, 57 cursos de graduação presenciais e sete cursos de graduação a distância.
A pesquisa é incrementada com 249 projetos em andamento, 30 grupos de pesquisa constituídos e 120 linhas de pesquisa. Durante o ano de 2019, foram investidos R$ 1,56 milhão em projetos de investigação científica na instituição.
A extensão universitária é priorizada, com inserção na comunidade e atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população.
Enfrentamento da Covid-19
A Unimontes se destaca na prestação de serviços de Saúde à população, por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria, cujo atendimento é gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Por conta de sua estrutura e corpo clínico, o HUCF foi classificado como referência no atendimento aos casos graves da covid-19. A unidade dispõe de 82 respiradores pulmonares na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em diversos outros setores e clínicas.
Em outra ação de destaque no enfrentamento da pandemia, o Laboratório de Pesquisa em Saúde do HUCF foi credenciado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a realização de testes de diagnóstico do coronavírus.