Unimontes e Universidade de Yale firmam acordo em programa de pós-graduação
O processo de internacionalização da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou uma nova etapa na segunda-feira (30/9), ao formalizar um novo acordo de Cooperação Interinstitucional com a Universidade de Yale (Estados Unidos), por meio do Program for Recovery and Community Health, que atenderá, a princípio, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e, mais adiante, será expandido para toda a universidade.
Dessa forma as instituições se comprometem a fortalecer e enriquecer experiências educacionais e de pesquisa, com ações de ensino, iniciação científica e desenvolvimento de projetos de pesquisas em comum. Assinaram o documento o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e o representante da Universidade de Yale e professor e diretor do Program for Recovery and Community Health, Larry Davidson.
Com duração de cinco anos, o acordo envolve o PPGCS e o Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC) e prevê a realização de missões de ensino pelos docentes de ambas as instituições, intercâmbios regulares nas áreas de pesquisa e de ensino, que beneficiarão também os acadêmicos da instituição.
A Universidade de Yale foi fundada em 1701 e está localizada na cidade de New Haven, no estado de Connecticut (EUA). É a terceira instituição de ensino mais antiga dos Estados Unidos e está entre as dez mais importantes daquele país, com mais de 60 pesquisadores já premiados com o Prêmio Nobel.