Unimontes promove palestra sobre desenvolvimento urbano

  • ícone de compartilhamento

Ciclo de debates, oficinas e ações para o desenvolvimento urbano. Este é o objetivo central do projeto de extensão “Encontros Citadinos”, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que realiza o primeiro evento oficial nesta terça-feira (22/2). O encontro será no formato virtual, com transmissão aberta pelo YouTube, a partir das 16h30, pelo canal Núcleo Citadino Unimontes.

A palestra debaterá o tema “Desenvolvimento Urbano: algumas reflexões teóricas”, e tem como convidada a professora Anete Marília Pereira, do Departamento de Geociências da Unimontes, e mediação do professor Giancarlo Marques Carraro Machado, do Departamento de Política e Ciências Sociais.

O projeto foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) da Unimontes e está vinculado ao Departamento de Educação Física e do Desporto – com a colaboração de cursos e departamentos de outros centros de ensino da universidade. A coordenação é dos professores Isabela Veloso Lopes Versiani e Jiulliano Carlos Mendes Lopes.

Origem

Segundo os coordenadores, a ideia de montar um ciclo de debate surgiu em 2020, na interação entre grupos de pesquisa Citadino e o Núcleo Interdisciplinar em Temáticas Urbanas, com articulações com pesquisadores e professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social- PPGDS/Unimontes.

O ponto de partida dos “Encontros Citadinos” é discutir a intervenção no espaço público como forma de contribuir com o desenvolvimento urbano e, consequentemente, impactar na melhoria da qualidade de vida nas cidades na região, em especial, no Norte de Minas.

“O Projeto "Encontros Citadinos" busca potencializar o papel da universidade na compreensão de diferentes problemáticas envolvidas nas questões urbanas no contexto local/regional”, analisam os coordenadores. Eles também destacam que a base do projeto ressalta "a  pluralidade na relação entre ensino, pesquisa e extensão como forma de contribuir para o desenvolvimento de processos transformadores entre a universidade e a sociedade”.

Serviço

Palestra: "Desenvolvimento Urbano: algumas reflexões teóricas"

Data: 22/2/2022 (terça-feira)

Horário: 16h30

Transmissão: canal "Núcleo Citadino Unimontes" - YouTube