Unimontes será parceira da União em treinamento de 380 mil agentes de Saúde
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) será parceira do Ministério da Saúde no projeto nacional de capacitação de 380 mil Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. O programa “Saúde com Agente” foi lançado nessa terça-feira (8/12), em Brasília, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O investimento é R$ 280 milhões. O reitor da Unimontes, Antonio Alvimar Souza, e a vice-reitora, Ilva Ruas de Abreu, participaram do lançamento oficial do programa.
A meta é capacitar 286 mil Agentes Comunitários de Saúde e 95 mil Agentes de Combate às Endemias que atuam em todo o território nacional. "O programa Saúde com Agente" visa a identificação precoce de doenças que podem ser tratadas rapidamente, para evitar que elas se agravem.
O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) da Unimontes montará uma estrutura específica para dar suporte pedagógico ao programa, ao controle e à certificação. “A parceria com o governo federal é essencial para garantir a melhoria da assistência na área de Saúde, pois ampliará o trabalho na prevenção e colocará o conhecimento da Unimontes a serviço da sociedade”, destaca o reitor da universidade mineira.
A formação
Nos cursos, os profissionais serão capacitados em procedimentos que agora passam a fazer parte da rotina e das funções da categoria, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia capilar, aferição de temperatura e acompanhamento do cartão de vacina do cidadão.
Os agentes também podem prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos, ajudar na detecção de sinais de violência doméstica contra vulneráveis, automutilação, manifestações de doenças mentais, entre outros. A coleta de dados obedecerá a sequência dos ciclos de vida, que contemplam o acompanhamento de indicadores desde a primeira infância, passando pela adolescência, fase adulta e terceira idade.