Unimontes Solidária faz ações voluntárias em Santa Cruz de Salinas

  • ícone de compartilhamento

Começa nesta segunda-feira (20/1), a 18ª edição do projeto Unimontes Solidária, com objetivo de levar uma série de atividades voluntárias para cidades que têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média do restante do estado. A primeira sede neste ano é o município de Santa Cruz de Salinas, a 302 quilômetros de Montes Claros, no Norte de Minas. O local tem 4,1 mil habitantes e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,577.

Os 31 participantes foram para a cidade nesta manhã e ficarão até domingo (26/1). O projeto é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Assessoria de Projetos Especiais, e da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE). No histórico, já são 80 municípios contemplados na área de abrangência da Universidade Estadual de Montes Claros; Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e região Central.

As ações práticas reproduzem as atividades aprendidas ao longo da graduação, mas com foco nas demandas locais e nas particularidades de cada cidade. A prefeitura é parceira na iniciativa, com contrapartida no suporte de transporte, hospedagem e alimentação.

O voluntariado abrange áreas como saúde, esporte e lazer, educação, meio ambiente e sustentabilidade, história e cultura, além de cidadania e direitos humanos. Participam alunos dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Geografia, Letras/Português, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social.

Há, ainda, egressos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Civil e Pedagogia da Unimontes. “As atividades são interativas, culturais e sociais, por meio de oficinas, gincanas e ações culturais como o “Cinema na Praça” e “A Noite Cultural”. Além da área urbana, serão atendidos os distritos de Sumidouro, Água Boa e Santo Antônio.