Utramig comemora 55 anos de atividades
A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) completou, em 2020, 55 anos de criação. Criada com a missão de formar profissionais com foco na educação integral do cidadão, visando à sua autonomia e inserção no mundo do trabalho, a história da fundação é de atuação dedicada ao ensino profissional.
Para a presidente, Patrícia Silva, uma das razões para comemorar é que, mesmo em períodos desafiadores, a fundação não se afasta de suas vocações. “A persistência e a perseverança de todos que estão envolvidos com a Utramig permitiram que a instituição atravessasse essas turbulências, apontando para aquilo que oferece com excelência: educação profissional para que cada pessoa seja protagonista de sua própria história”, enfatiza.
Importante, também, segundo a gestora, é a perspectiva de futuro para as ações da instituição. "À medida que a especialização do trabalho se intensifica, a demanda por qualificação profissional também se aquece", observa. Neste contexto, reitera Patrícia, a Utramig está preparada para a oferta de cursos profissionalizantes para todos os mineiros.
Atuação
Criada em 25 de novembro de 1965, com a missão de coordenar, orientar e supervisionar o sistema de ensino técnico do Estado de Minas Gerais, a Utramig é estruturada para a oferecer educação profissional nas mais diversas modalidades, com formatos e metodologias de aprendizagem diversificados.
Atualmente, são disponibilizados seis cursos técnicos de nível médio: Análises Clínicas, Eletrônica, Enfermagem, Informática, Multimídia, Segurança do Trabalho e Sistema de Transmissão, com previsão de novas especialidades técnicas para 2021. A Utramig também é referência na execução de cursos de qualificação profissional.
Ao longo dos seus 55 anos, a Utramig já formou mais de 47.000 técnicos, habilitou mais de 3.500 professores e ofereceu mais de 16.000 cursos de capacitação de curta duração, presenciais e a distância, com alcance de 350 municípios mineiros.
Confira mais sobre a história da fundação e outros depoimentos em www.utramig.mg.gov.br.