Vice-governador apadrinha turma de militares em formatura de especialização
O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, foi paraninfo da formatura dos oficiais alunos da segunda turma de 2018, do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública. A solenidade foi no auditório do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no Prado, em Belo Horizonte.
O Cegesp é um curso de pós-graduação “lato-sensu”, para oficiais superiores da PMMG, sendo uma especialização técnica e acadêmica. A formação é pré-requisito para a promoção ao último posto da carreira de policial militar, o de coronel, e representa maior capacidade de gestão diante da grande responsabilidade que espera os oficiais superiores nas funções estratégicas da Polícia Militar. A turma teve a em seu quadro 19 tenentes-coronéis e 12 majores.
Durante a cerimônia, o vice-governador afirmou que, a cada dia, sente mais orgulho da Polícia Militar. Paulo Brant disse também que a PMMG é uma instituição de Estado, “que ultrapassa os governos, ultrapassa os mandatos, ela guia as suas atividades em uma visão de longo prazo”. Aos formandos, Brant disse estar muito honrado, “porque sei que aqui estão 29 oficiais que, dentro de muito pouco tempo, estarão assumindo o desafio de conduzir essa polícia para que ela seja cada vez mais uma instituição que proteja o cidadão de bem, e que faça com que Minas Gerais de fato seja, como a gente pretende, um estado em que a gente possa investir dentro desse país”.
O comandante-geral da PMMG, coronel Giovanne, que foi professor no curso, reafirmou o compromisso da instituição com os mineiros. "Continuaremos servindo a nossa sociedade, porque cultivamos valores para melhor proteger o povo mineiro”, declarou. E disse ainda que, de acordo com diretrizes propostas pelo governador Romeu Zema, a PM mineira está trabalhando para promover, “a melhora da sensação de Segurança Pública, aproximando o policial militar da sociedade”. E complementou: “Iremos desenvolver ações para melhorar a segurança na zona rural, por meio do policiamento de meio ambiente, trabalharemos também para reduzir o medo do crime, pois o cidadão não pode ter medo de sair na rua”.
Também estiveram presentes à cerimônia de formatura do Cegesp o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Borges; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Estevo; o subcomandante geral da PMMG, coronel Marcelo; o comandante da Academia da PMMG, coronel Linhares; a chefe do Centro de Pesquisa e Graduação da PM, tenente-coronel Cláudia Herculano; além de familiares dos oficiais formandos.