Vice-governador inaugura sede do Comando de Policiamento de Meio Ambiente
Minas Gerais ganhou novo reforço nas ações de educação e fiscalização ambiental. A sede do Comando de Policiamento de Meio Ambiente da PMMG (CPMamb), no bairro Vera Cruz, em Belo Horizonte, foi inaugurada nessa terça-feira (12/1).
A estrutura vai concentrar toda a gestão de recursos humanos, inteligência de operações, logística, financeiro e comunicação organizacional das 16 Companhias de Meio Ambiente do Estado. Também será um importante elo para as ações dos órgãos do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema): Semad, Feam, Igam e IEF.
Nova sede
As adequações do prédio para início das atividades do Comando foram realizadas com recursos da ordem de R$ 2 milhões oriundos de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para compensação de danos ambientais. O TAC ambiental foi realizado por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Betim com a Petrobras, em 2017.
O vice-governador Paulo Brant classificou a atuação integrada entre o MPMG e a Polícia Militar de Minas Gerais como um exemplo para o país, principalmente em uma área nal qual, segundo ele, existe uma tensão natural entre a transformação da natureza em benefício do homem e a preservação do meio ambiente. “É gratificante ver em nosso estado, uma parceria tão profícua, em uma área tão crucial”, disse Brant, na cerimônia de inauguração.
Também presente, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou a importância da estrutura para o Estado. "Hoje a fiscalização ambiental de Minas Gerais é materializada pela Polícia Militar. Temos nossas equipes de campo, nossa Subsecretaria de Fiscalização Ambiental, nossas unidades regionais no interior, mas, de fato, nossa grande capilaridade de atuação está na Polícia Militar”, ressaltou.
Na oportunidade, o comandante de Policiamento de Meio Ambiente, coronel Cássio Soares, fez um histórico da evolução do policiamento ambiental em Minas, até a criação, em abril de 2018, do CPMamb, unidade com atuação exclusiva na área. Segundo ele, apesar do ganho com a padronização de comportamento e treinamento continuado, sentia-se falta de uma instalação própria, demanda apresentada ao MPMG.
Estiveram presentes na solenidade, ainda, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Osvaldo de Souza Marques; do chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel Eduardo Felisberto Alves; o comandante de Policiamento de Meio Ambiente, coronel Cássio Soares; entre outros convidados e autoridades (confira a relação completa e outros detalhes em www.meioambiente.mg.gov.br).