Vice-governador participa de congresso de engenheiros em Belo Horizonte

  • ícone de compartilhamento

O vice-governador Paulo Brant esteve, na noite de ontem, (4/7), na abertura do 10º Congresso Estadual de Profissionais de Minas Gerais (CEP-MG), realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em sua sede, na capital. Brant, que é engenheiro civil, foi recebido pelos presidentes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Joel Krüger, e do Crea-MG, Lúcio Borges.

O congresso, que acontece até sábado, (6/7), tem como tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. O evento é realizado a cada três anos, com o objetivo de debater propostas para políticas, estratégias, diretrizes e programas para a atuação dos profissionais de Engenharia e Agronomia no desenvolvimento do nacional. O CEP-MG é também uma preparação para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), realizado também a cada três anos pelo Confea, e que neste ano será em setembro, em Palmas (TO).

O diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, Pedrinho da Mata, explicou que a preparação para o CEP de Minas envolveu 63 encontros municipais e sete encontros regionais com participação de cerca de 2,7 mil profissionais, que criaram 700 propostas, das quais 20 serão encaminhadas ao CNP.

O vice-governador Paulo Brant destacou que a Engenharia é fator gerador de prosperidade e progresso. “Toda a geração de riqueza passa pelo setor, não há como o país se desenvolver sem a Engenharia”. Ele lembrou, ainda, que o mundo vive uma “quarta revolução industrial” que está relacionada à atividade técnica.

Já o presidente do Confea, Joel Krüger, afirmou que a realização dos Congressos de Profissionais tem a função de “valorizar as nossas profissões, os nossos profissionais, as nossas empresas de Engenharia, defender a soberania nacional, defender o nosso capital tecnológico”.

O presidente do Crea-MG, Lúcio Borges, falando sobre a importância do congresso, disse que “nós profissionais temos um papel estratégico para a retomada do crescimento econômico e social desse país, mas, para que esse crescimento seja sustentável, é necessário que ele seja ambientalmente equilibrado, economicamente viável e socialmente justo”.

Palestras

O 10º CEP-MG teve palestras do ex-ministro e engenheiro agrônomo, Alysson Paulinelli; do presidente do Confea, Joel Krüger; e do professor e presidente da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur), Darc Costa.

Estiveram presentes o presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), Paulo Guimarães; o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda; o vice-prefeito de Belo Horizonte, Paulo Lamac; diretores e ex-presidentes do Crea-MG, e representantes do Legislativo, de entidades empresariais, sindicais, de ensino e profissionais registrados no Crea-MG.