Vice-governador recebe comitiva chinesa
O vice-governador Paulo Brant e o presidente do BDMG, Sérgio Gusmão Suchodolski, receberam, na quarta-feira, (5/6), o cônsul comercial da China no Rio de Janeiro, Xu Yuansheng, acompanhado de componentes da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil. Na pauta do encontro esteve o diálogo sobre as perspectivas de energia para Minas Gerais, além da possibilidade de novos investimentos chineses em terras mineiras.
A China é o maior parceiro comercial de Minas, sendo o minério de ferro o carro-chefe da exportações. Minas Gerais é o terceiro estado brasileiro em relacionamento comercial com aquele país. Do maior país asiático, recebemos produtos como aquecedores, instrumentos médicos e peças para veículos e máquinas. Em termos nacionais, a balança comercial entre Brasil e China teve um superávit para nosso país de US$ 29 bilhões no último ano.
“Foi um encontro muito bom. O cônsul trouxe algumas ideias, como a de assinarmos um memorando para que façamos uma viagem à China com um grupo de empresários. Ele está com uma série de ideias para que possamos aproximar efetivamente a economia de Minas da economia chinesa, que já é hoje o maior parceiro econômico não só do Brasil, como também de Minas. Foi uma reunião muito promissora e eu acredito que vamos ter frutos rápidos,” avaliou o vice-governador.
Já o cônsul Xu Yuansheng considerou a visita a Belo Horizonte um sucesso. “Minas Gerais é um estado cheio de oportunidades e potencial. O Consulado Geral da China no Rio de Janeiro tem confiança nas perspectivas da cooperação entre a China e o Brasil, sobretudo com Minas Gerais. Estamos dispostos a continuar a comunicação para promover projetos de cooperação em ciência e tecnologia, agricultura, mineração e outros campos”, comentou.
O presidente do BDMG, Sérgio Suchodolski, que esteve recentemente na China, salientou a importância do contato com o cônsul chinês. “Ocorre em um momento muito oportuno, em que nós já iniciamos conversas com alguns bancos chineses, inclusive com o Banco de Desenvolvimento da China”. Ele ainda ressaltou que “vários temas que foram tratados, de cooperação bilateral, a gente dá um pontapé inicial e esperamos, nesses próximos quatro anos, poder implementar ações concretas”.
Também participaram do encontro Minas/China, a vice-cônsul da China, Wang Shilian; a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini; o presidente da Cemig, Cledorvino Belini; o presidente da Câmara de Comércio Brasil China, Daniel Manucci; a diretora executiva da Câmara, Mariana Bahia; a representante da Seção Econômica e Comercial da China no Brasil, Noris Ruilin Li; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Juliano Alves Pinto; a assessora-chefe de Parcerias Nacionais e Internacionais da Sedectes, Maria Bueno; o secretário adjunto de Saúde, Bernardo Ramos; o assessor especial da secretária adjunta de Saúde, Pedro Diniz; o assessor estratégico de Saúde, Camilo Romanha; assessores da vice-governadoria e do Governo de Minas, entre outros.