Vice-governador recebe prefeitos do Vale do Jequitinhonha
O vice-governador Paulo Brant recebeu, na tarde de quarta-feira, (26/6), na Cidade Administrativa, uma comitiva de prefeitos do Vale do Jequitinhonha. Os prefeitos vieram pedir apoio e atenção para demandas comuns aos municípios da região.
Os gestores municipais trouxeram uma pauta com cinco eixos para o desenvolvimento da região e um diagnóstico sobre o Vale, documento produzido pela Fundação João Pinheiro.
O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, que preside a Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (Amaje) e o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura dos Municípios da Amaje (CIIAMAJE), falou pelo grupo e apresentou ao vice-governador os documentos trazidos pelos prefeitos.
“Nós discutimos, além das nossas carências, cinco oportunidades de desenvolvimento do nosso Vale do Jequitinhonha, adequando as nossas potencialidades, que são a mineração, a agricultura familiar, a questão da silvicultura, a industrialização local e também a conservação dos nossos recursos hídricos”, explicou Luiz Fernando.
Durante o encontro, os prefeitos convidaram Paulo Brant para ser o “embaixador do desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha”, função que foi aceita pelo vice-governador. Outra ideia, apresentada por sugestão do prefeito de Diamantina, Juscelino Brasiliano Roque, foi a criação de um conselho para o Vale, composto pelos municípios da região e pelos órgãos do Estado.
Encontro produtivo
Para os prefeitos, o encontro foi bem-sucedido. “Foi uma reunião muito produtiva, satisfatória para os fins que se propõe. Agora é esperar os próximos passos para que se concretizem ações positivas para o desenvolvimento do nosso tão sofrido Vale do Jequitinhonha", concluiu o prefeito de Itamarandiba.
“Tivemos uma reunião muito produtiva e a gente criou um conselho, de fato, de desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha. Para discutir propostas e projetos”, avaliou o vice-governador.
Na opinião de Paulo Brant, é interessante perceber o empenho dos prefeitos atuais. “Todos eles são interessados em desenvolver projetos, gerar empregos, uma agenda positiva, suprapartidária”, disse.
Sobre o convite para ser um embaixador do desenvolvimento do Vale, Brant afirmou ser uma deferência, pelo fato de ter nascido e ser sua família ser de lá. “Realmente é uma região que carece de um olhar carinhoso do Governo pelas condições econômicas e sociais, que são muito peculiares”, concluiu.
Presenças
Também participaram do encontro os prefeitos João Paulo Batista de Souza, de Angelândia; Nivaldo Moraes Santana, de Carbonita; José Marcos Alves Guimarães, de Couto de Magalhães de Minas; Gonçalo Valdivino Pereira, de Datas; Ricardo José Rocha, de Felício dos Santos; Antônio Vicente de Souza, de Gouveia; Lauro de Oliveira, de Presidente Kubistschek; João Leopoldo Dumont, de São Gonçalo do Rio Preto; Valmir José Guimarães, de Senador Modestino Gonçalves; Carlinhos Barbosa Xavier, de Turmalina; e Edilson Nunes de Araújo, de Veredinha.