Videoconferências na 17ª Região de Segurança garantem a continuidade das audiências judiciais
Na 17ª Região Integrada de Segurança Pública, seis presídios já estão realizando audiências judiciais por videoconferência a fim de não paralisar os andamentos processuais. Até o momento já foram realizadas mais de 60 audiências a distancia nas unidades prisionais da região.
Em todo o estado, já foram realizadas mais de 600 videoconferências nas salas montadas no interior dos estabelecimentos prisionais administrados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A intenção é que a experiência seja contínua no período pós-isolamento, contribuindo e somando esforços com a execução penal.
As unidades prisionais de Caxambu, Itajubá, Ouro Fino, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e São Lourenço já realizam as audiências a distância. Em Baependi e Extrema, as unidades estão aptas, com tudo pronto, aguardando apenas os agendamentos judiciais.
Para que o projeto das videoconferências judiciais aconteça, além de contar com o apoio e suporte dos juízes das Varas de Execução, o Governo de Minas distribuiu 208 kits que incluem computadores, modem e webcams para presídios, penitenciárias e centros socioeducativos.
O investimento, da ordem de R$ 2,5 milhões, é mais uma ação da Sejusp para enfrentar a pandemia e conter a disseminação da covid-19 nos estabelecimentos penais e de reeducação para jovens em cumprimento de medida de internação. O esforço de várias áreas – informática, logística, custódia e ressocialização – foi necessário para que o projeto pudesse ser aplicado nas unidades administradas pelo Estado.
Abraços virtuais
Os mesmos equipamentos distribuídos em todo o estado para realizar as audiências de custódia estão sendo utilizados, também, para aproximar aqueles que estão privados de liberdade dos seus familiares. Com a suspensão das visitas no sistema prisional em função da pandemia, os computadores são aliados para receber o carinho dos familiares.
Na 17ª Risp o Presídio de São Lourenço já realiza visitas virtuais por meio do projeto “A esperança vem de casa”. O resultado deste projeto é acalento nos corações de quem dá e recebe as notícias.
Pauta
Diretores-gerais das unidades estão à disposição para conceder entrevistas sobre os dois projetos citados. Caso tenha interesse pela pauta, gentiliza entrar em contato com Flávia Santana, pelo e-mail ascom@seguranca.mg.gov.br.