Volta da Mata do Limoeiro chega a sua 6ª edição e marca o Dia Mundial do Meio Ambiente

  • ícone de compartilhamento

O Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Itabira, Região Central de Minas, promoveu, no último domingo (5/6), a 6ª edição da Volta da Mata do Limoeiro. O evento contou com 268 participantes, que percorreram 8,5 quilômetros de caminhada nas belezas naturais do parque.

A volta ao parque é um evento que possibilita contato direto dos amantes de caminhadas e corridas com a Mata do Limoeiro, possibilitando, assim, o envolvimento com esse patrimônio ambiental mineiro. A atividade é um dos pilares do projeto “Limoeiro em ação” e visa promover a maior interação das comunidades locais com o parque, incentivando a valorização do patrimônio ambiental e seus atributos por meio da educação ambiental e da importância de sua biodiversidade.

Cada edição do evento conta com uma mascote, animal da fauna local e de grande relevância no ecossistema do parque. Desta vez, o escolhido foi a borboleta, conhecida popularmente como “Capitão do Mato”. O objetivo com essa escolha foi ressaltar a sua importância na polinização e na indicação do bem-estar humano.

Segundo Alex Amaral, gerente do Parque Mata do Limoeiro, o evento é de importância imensurável para o parque e essa edição foi ainda mais especial. “Há dois anos, devido à pandemia, não conseguimos realizar a Volta do Parque do Limoeiro. Nesse retorno, temos os itabiranos e moradores locais no parque, conhecendo e participando do projeto. É muito gratificante, uma vez que o parque faz parte da cultura local e deve ser utilizado e preservado por toda a comunidade”.

Sobre o parque

O parque se localiza bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema, e foi oficialmente aberto à visitação no final de 2013. Nele é possível visitar cachoeiras e grutas, além de observar elementos raros de fauna e flora, como espécies ameaçadas de extinção e vegetação presente apenas em áreas de Mata Atlântica.

Para mais informações sobre o Parque Mata do Limoeiro, clique aqui.