Defesa Civil Estadual promove workshop de boas práticas em exercícios simulados com barragens

Curso aconteceu no município de Itabira e reuniu cerca de 250 participantes

O Governo Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), realizou nesta segunda-feira (7/8) o primeiro Workshop “Boas Práticas para Adesão das Comunidades aos Exercícios Simulados com Barragens”. O evento aconteceu na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, no município de Itabira.

O encontro teve como objetivo difundir os projetos realizados pelos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs) que conscientizam a população da importância da participação em simulados de emergência com barragens, assim como inspirar outros Compdecs a trabalharem para o fortalecimento e confiança na execução desses simulados.

A iniciativa contou ainda com diversas palestras, como Implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil, Sistema de Monitoramento, Projeto Escola Segura e Plano Municipal de Segurança de Barragens. Ao todo, 250 coordenadores municipais e empreendedores de todo o estado participaram do curso.

Para a diretora de Segurança de Barragens, Tenente Ive Nogueira Cangussu Machado, o workshop vai muito além de uma troca de experiências entre Compdecs, é uma oportunidade única de melhorar a vida da população dos municípios. “É muito importante promover essa cultura de segurança nas comunidades, porque uma comunidade que tem consciência, tem conhecimento do risco, ela tem uma capacidade de resposta muito maior numa eventual situação de emergência, a pessoa sabe para onde se deslocar, ela sabe como chegar num local seguro, ela consegue se salvar e consegue salvar a sua família”, ressalta.