Governo assina convênio para implantação de UAI em Camanducaia

Unidade funcionará por meio do programa UAI Compartilha, da Seplag-MG, em parceria com o município

O Governo de Minas assinou, na segunda-feira (8/4), convênio para implantação de Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em Camanducaia, no Sul de Minas. A unidade será implementada por meio do programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), e irá reunir diversos serviços públicos em um único espaço.

O convênio foi assinado entre a Seplag-MG e a Câmara Municipal de Camanducaia. A UAI irá beneficiar uma população de mais de 89 mil pessoas, atendendo o município e outras cinco cidades da região: Cambuí, Itapeva, Munhoz, Toledo e Senador Amaral.

A estimativa é que a UAI realize cerca de 4 mil atendimentos por mês, disponibilizando serviços como emissão de documentos, recuperação de acesso GOV.BR, serviços de trânsito, entre outros.

“Trabalhar em parceria com os municípios para aprimorar o atendimento ao cidadão é uma diretriz do Governo de Minas. Abrir uma nova UAI significa o Estado estar mais próximo do cidadão, garantindo acesso aos serviços públicos de maneira simples, rápida e com qualidade”, afirma o assessor organizacional da Diretoria Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado, Roberth Ramiro.

Próximos passos

A partir da assinatura do convênio, a Seplag-MG irá acompanhar e orientar todo o processo de implantação da unidade. Já o município irá viabilizar a estrutura e a operação da UAI, como a contratação de pessoal, as adaptações do espaço e a aquisição de equipamentos.

A unidade irá funcionar em um imóvel próprio do Estado, localizado no Centro de Camanducaia, que será cedido para o município. O local já foi vinculado à Secretaria de Estado de Fazenda e, com o atendimento virtual em implementação pela pasta, estava pouco utilizado.

“As tratativas entre a Seplag-MG e a câmara para assinatura do convênio começaram em 2023. Nossas expectativas são as melhores, no sentido de levar para a população as centenas de serviços oferecidos pela UAI”, celebra o presidente da Câmara de Camanducaia, Sérgio Onofre.

UAI Compartilha

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Minas Atende, lançado pela Seplag-MG em 2019 para simplificar, agilizar e modernizar a prestação de serviços.

Já foram inauguradas dez unidades do programa, e a Seplag-MG possui, ainda, convênios com outros 17 municípios. Os municípios interessados em implantar uma unidade devem realizar o peticionamento eletrônico por meio do Sistema Eletrônico de Informações.