Governo de Minas começa preparação para o período chuvoso de 2023/2024 e capacita defesas civis municipais em seminário na capital

Mais de 800 prefeituras mineiras foram convidadas para palestras nesta quinta-feira (5/10) na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

Cedec / Divulgação

O Governo de Minas já está preparando os municípios mineiros para o início do período chuvoso, que vai de outubro a março de 2024. Com 11 palestras de diversos órgãos, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) realizou, nesta quinta-feira (5/10), o Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2023/2024. O evento aconteceu no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Realizado anualmente, o seminário é um passo fundamental na jornada contínua para fortalecer as medidas preventivas e a capacidade de resposta às adversidades climáticas, e também para a promoção de uma mentalidade coletiva de resiliência na população. Isso assegura que o estado de Minas Gerais esteja preparado para enfrentar os desafios climáticos de maneira mais eficaz e unida no futuro.

Para isso, integrantes da Defesa Civil Estadual se uniram ao Serviço Geológico Brasileiro (SGB), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Universidade Federal Fluminense (UFF), Cemig, Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para preparar os coordenadores municipais de defesa civil diante das adversidades do período chuvoso.

Além das capacitações, também foram realizados dois lançamentos durante o evento: o Plano de Emergência Pluviométrica em Minas Gerais e de novas ferramentas no Sistema de Defesa Civil (SDC).

O Plano de Emergência Pluviométrica em Minas Gerais contém orientações em caso de desastres causados por chuvas. Seu objetivo é informar e preparar órgãos estaduais e municipais para gerenciar riscos e desastres, funcionando como um plano de contingência. Ele detalha ações da Defesa Civil Estadual, lista serviços disponíveis para municípios e sugere ações. Além disso, fornece informações sobre chuvas passadas e seus possíveis impactos com base nas previsões atuais.

Já as ferramentas sobre Relatório de Vistoria e o Termo de Condenação/Interdição estão no Sistema de Defesa Civil (SDC) e são acessíveis por meio dos atalhos "RAT" e "Vistoria/Interdição", simplificando o uso para agentes da Defesa Civil Municipal. O "RAT" registra todas as ações da Defesa Civil, permitindo filtrar dados para análises estatísticas. O "Relatório de Vistoria" caracteriza moradores, localização e estruturas, podendo gerar automaticamente um Termo de Interdição/Condenação em casos de alto risco. As ferramentas oferecem agilidade, padronização, armazenamento em nuvem e compartilhamento em Excel. Os benefícios incluem inspeções mais rápidas, menor chance de erros e futuros mapas de áreas de risco para a comunidade.

Stefani da Silva Mota, tenente da Diretoria de Educação em Proteção e Defesa Civil, ressalta a importância do evento. “O foco principal é demonstrar aos participantes o compromisso inabalável desses órgãos em promover uma cultura sólida de resiliência. Isso não apenas para enfrentar os desafios dos efeitos das chuvas em Minas Gerais durante os anos de 2023 e 2024, mas também para construir uma base resiliente capaz de lidar com futuros eventos climáticos adversos de maneira eficaz e coordenada”, afirma.

Programação

O Seminário de Preparação para o Período Chuvoso contou com as seguintes palestras: “Lançamento do plano de resposta a emergências pluviométricas”, “Operação do Sistema de Alerta Hidrológico e dos Produtos da gestão territorial”, “Ações do CBMMG na resposta a desastres durante o período chuvoso”, “Ações de Apoio aos municípios e Captação de recursos S2ID”, “Relatórios de Atividade Técnicas e Vistorias - SDC”, “Ações Táticas do Policiamento Rodoviário para o período chuvoso”, “Autoproteção dos munícipes no período chuvoso”, “Operação de controle de cheias das barragens de geração de energia em MG”, “Tendência do clima para o período Chuvoso 2023/2024”, “Ações da Sedese em face do período chuvoso”, “Ações da Seinfra em face do período chuvoso” e “Emprego de helicópteros em ações de Defesa Civil”.

Preparação e capacitações em todo o estado

Ao longo de 2023, o Governo de Minas, por meio da Defesa Civil Estadual, distribuiu 15 kits de defesa civil, contendo uma viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos aos municípios. Tais kits complementaram os outros 497 distribuídos ao longo de 2022.

Com o objetivo de capacitar agentes municipais, a Cedec firmou uma parceria com a UEMG na criação do Curso de Formação para Coordenadores Municipais em Proteção e Defesa Civil. A iniciativa busca fornecer conhecimentos e habilidades necessárias para gerenciar de forma eficiente e segura situações de emergência e desastres naturais. As aulas já estão em andamento e a previsão é que o curso termine ao final do mês de outubro.

Além disso, a Cedec está promovendo o curso do 1º Interventor em Proteção e Defesa Civil em Regiões da Polícia Militar (RPM) espalhadas no estado. O curso tem como objetivo compartilhar conhecimentos e capacitar policiais militares para atuarem em ocorrências referentes às ações e proteção de defesa civil, seguindo critérios que garantam a preservação das vidas dos envolvidos.