Governo de Minas compartilha experiência em inovação em evento nacional 

Marketing e comunicação com foco na linguagem simples e acessível foram apontados como ferramentas eficazes para qualidade dos serviços públicos 

  • ícone de compartilhamento

O Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg), coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e pela Fundação João Pinheiro (FJP), participou do Convergência, encontro nacional de inovação com foco no setor público, realizado nos dias 11 e 12/4, no Rio de Janeiro. 

O tema compartilhado pelo LAB.mg foi “Desafios e boas práticas da comunicação em governo: o caso do LAB.mg”. 

A iniciativa mineira foi uma das 78 propostas escolhidas para fazer parte da programação, entre as 167 inscritas. O encontro reuniu cerca de 700 pessoas, entre servidores, gestores públicos e profissionais de empresas privadas, que puderam participar de 65 palestras e mesas redondas, além de 13 oficinas.

“Trabalhamos com projetos inovadores e com a disseminação da cultura de inovação. Essa disseminação se expande com oficinas, aulas, livros e artigos, mas nós também exploramos o potencial das redes sociais. Assim, nossa palestra teve como objetivo mostrar o trabalho de comunicação do LAB.mg e o uso das redes sociais, além de compartilhar boas práticas e desafios da rotina do laboratório”, destacou Grécia
Mara Borges, uma das representantes do LAB.mg. 

Linguagem simples

Durante o evento, o LAB.mg compartilhou a experiência em comunicação pública, demonstrando meios de conciliar termos técnicos comumente utilizados nas metodologias e abordagens de inovação com uma linguagem simples e acessível. Foram apresentadas orientações de marketing e comunicação no setor público.

“A comunicação do LAB.mg é baseada na interdisciplinaridade, na linguagem simples, na colaboração e na criatividade, com foco em aproximar as pessoas da cultura de inovação, ensinar abordagens e metodologias e, ao mesmo tempo, divulgar os resultados alcançados nos projetos de inovação para resolução de problemas públicos”, explicou Grécia.

Laboratório

O LAB.mg atua em projetos de inovação no Governo de Minas voltados para a transformação de serviços públicos, inovação e melhoria da experiência do usuário. 

Alguns exemplos de ações do laboratório são a simplificação dos serviços prestados pelo Estado, o uso da linguagem simples e a ampliação da acessibilidade, o apoio na construção de serviços digitais que visam a inclusão, como a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), entre outros.

Rede de Inovação

O Convergência é realizado pela rede Conexão Inovação Pública em parceria com a PGInova, Gerência de Inovação e Gestão da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ). 

O Conexão Inovação Pública é uma rede de inovação com o propósito de facilitar o engajamento e o aprimoramento de agentes públicos para fornecer à sociedade melhores serviços públicos. 
 



Últimas