Governo realiza curso de proteção de autoridades

Iniciativa ressalta compromisso dos militares com o aprimoramento da segurança

O Governo de Minas, por meio do Gabinete Militar do Governador, realizou, na tarde da última sexta-feira (14/7), a solenidade de formatura dos alunos da primeira edição do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades (CSPA).

A ação contou a presença do chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, e do secretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Assis Fonseca Santos.

Ministrado pela Superintendência de Inteligência e Segurança do GMG de 7 a 14/7, totalizando 65 horas/aula, o curso formou 37 alunos dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Piauí e Rio Grande do Sul, entre policiais, bombeiros e policiais rodoviários federais.

O CSPA tem como objetivo assegurar a segurança, a ordem e o bem-estar da sociedade, em todas as dimensões e prepara o militar para o papel fundamental de proteção e resguardo dos interesses públicos. O conteúdo envolve diversos cenários e desafios da área, desde ações preventivas até respostas em situações críticas.

Conteúdo

O curso contou 12 módulos, abrangendo habilidades comportamentais e técnico-operacionais por meio das disciplinas: Atributos e Comportamentos do Agente; Doutrina Aplicada à Escolta; Análise de Risco de Estruturas e Ambientes; Equipe Precursora e Avançado; Inteligência Aplicada; Operações de Escoltas – Planejamento Operacional; Atendimento Pré-Hospitalar Tático; Armamento e Equipamento; Defesa Pessoal; Deslocamentos a Pé; Deslocamento Motorizado; e Tiro Aplicado.

Para o chefe do GMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, a formatura não é apenas um ato solene, e sim uma comemoração e agradecimento por todo empenho dos alunos ao longo dos sete dias de curso.

“Essa iniciativa demonstra o compromisso dos militares em aprimorar constantemente suas habilidades para enfrentar as diversas missões da vida profissional.
Trata-se de uma dedicação que reflete não apenas o comprometimento individual de cada militar, mas também o compromisso coletivo em oferecer um serviço pautado pela excelência, pela competência e pela busca constante por resultados superiores”.