Minas integra workshop do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Com participação de estados do Sudeste, encontro tem foco na elaboração de proposta para gestão de riscos e desastres

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), em colaboração com a PUC-Rio, promoveu workshop que marcou mais um passo importante na elaboração da proposta do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, projeto de alcance nacional, em Belo Horizonte, nos dias 5 e 6/10.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) apoiou e integrou a reunião, que abrangeu os estados da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo) e teve como principal objetivo fortalecer o processo participativo que orienta as ações e iniciativas do projeto.

A meta é engajar representantes dos segmentos estratégicos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) nos cinco eixos fundamentais da gestão de riscos e desastres: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

O encontro, que está programado para ocorrer nas cinco regiões do país, contou com a participação de representantes do Governo Estadual, instituições do terceiro setor, academia e iniciativa privada. Os convites partiram direto da Sedec, ressaltando a importância desses setores no fortalecimento da gestão de riscos e desastres no Brasil.

Superintendente de Gestão do Risco de Desastres, o major Junior Silvano Alves ressaltou a importância da presença da Cedec no evento. “Os participantes puderam sugerir estratégias, objetivos, metas e indicadores que nortearão as ações de gestão de riscos e de desastres no Brasil. Foi de extrema importância essa participação coletiva porque proporcionou o conhecimento, por parte da equipe elaboradora do plano, das necessidades de cada região do país, considerando que as ameaças e as vulnerabilidades dos territórios modificam a análise dos riscos, resultando em ações de prevenção e mitigação setorizadas e adaptadas para as realidades locais”.

Ele reforça que as diversas instituições que compõem o Sinpdec desempenham papel fundamental, pois contribuem para a reflexão e compartilhamento de experiências e prioridades estaduais e regionais, tanto na prevenção, mitigação, preparação, como também na resposta e recuperação.

Plano nacional

O projeto de elaboração da proposta do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil tem como objetivo estabelecer diretrizes, estratégias e metas para a gestão de riscos e desastres no país, a serem implementadas em todo o território brasileiro.

Sob a coordenação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, a iniciativa é desenvolvida em parceria com o Laboratório HANDs (LabHANDs), do Departamento de Engenharia Industrial do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, que lidera equipe técnica interinstitucional composta por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).