Ministério Público e Defesa Civil Estadual unem forças para fortalecer o sistema de proteção

Iniciativa busca garantir investimentos para fortalecer a gestão de risco de desastre no estado

Minas Gerais está fortalecendo seu sistema de defesa civil por meio de uma parceria inovadora entre o Ministério Público  e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). Esta aliança estratégica, intermediada pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), sob a liderança do promotor de Justiça e coordenador do Caoma, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, tem como objetivo garantir investimentos que fortalecerão a gestão do risco de desastre no estado, ou seja, com ênfase em ações preventivas.

Cedec / Divulgação

A assinatura ocorreu nesta sexta-feira (29/9), na sede do MPMG, e foi acompanhada por representantes de ambos os órgãos. Esta colaboração histórica entre os órgãos representa um compromisso conjunto de tornar Minas Gerais mais preparada e resiliente diante de desastres naturais e situações de emergência, garantindo assim a segurança e o bem-estar da população.

O promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto destacou a importância dessa iniciativa: “Essa parceria será contínua e trará muitos resultados para a sociedade mineira, com isso quem ganha é o cidadão. Cada vez mais o Ministério Público, próximo à Defesa Civil, nós teremos um estado capaz de reagir às necessidades daquele cidadão vulnerável em situações extremas. As tragédias nos mostraram que um planejamento preventivo, bem feito, ele é capaz de salvar vidas e mitigar os efeitos dos grandes desastres”.

Os investimentos serão empregados principalmente em dois eixos estratégicos, capacitação e estruturação da defesa civil estadual e dos municípios. Para o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, essa união será importantíssima para fortalecer o sistema de proteção. “A palavra (que resume) é gratidão. A  oportunidade de podermos sentar na mesma mesa de diálogo, na busca conjunta por melhores estratégias que tenham por objetivo salvaguardar vidas é um passo importantíssimo para a Defesa Civil Estadual, pois refletirá em uma melhor prestação de serviços para o povo mineiro ”.

Essa parceria exemplifica a importância da cooperação interinstitucional na busca por soluções eficazes para os desafios enfrentados por estados e municípios brasileiros. Ao unir esforços, o Ministério Público de Minas Gerais e a Defesa Civil estão contribuindo significativamente para a segurança e o bem-estar da população, tornando Minas um estado cada vez mais resiliente.