Igrejas tombadas pelo Iepha-MG serão restauradas

As Igrejas do Santíssimo Sacramento, em Jequitibá (região Central do estado) e a Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, passam por intervenções a partir deste mês de janeiro. Os recursos para as obras são de emendas parlamentares e totalizam R$ 450 mil. Os serviços foram contratados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), que acompanhará a execução dos trabalhos.

As obras na Igreja do Santíssimo Sacramento, protegida pelo Iepha-MG desde 1979, incluem serviço de instalação de todo o piso interno em tabuado de madeira e rodapés, além de serviços de alinhamento e reforço da estrutura do altar da capela lateral. Atualmente, a parte interna da igreja de Jequitibá está sem piso e, com a conclusão da obra, prevista para março deste ano, o templo poderá promover missas e receber seus fiéis.

Na capital mineira, a Igreja Sagrado Coração de Jesus, também tombada pelo Iepha-MG desde 1979, serão investidos recursos na restauração das pinturas parietais do transepto do templo - parte transversal de uma igreja, que forma com a nave central uma cruz.
"Também em 2021 será feita, na igreja Sagrado Coração de Jesus, em Belo Horizonte, restauração que complementa a recuperação dos elementos artísticos do templo, que já passou por restauração arquitetônica", enfatiza a presidente do Iepha-MG, Michelle Arroyo.

O projeto executivo prevê, entre outros serviços, a recuperação das pinturas através da remoção de manchas e reintegração das perdas na camada pictórica. O prazo de execução é de 180 dias corridos.

Saiba mais detalhes sobre as emendas e igrejas tombadas em www.iepha.mg.gov.br.