Programação para 04 de fevereiro
Cine Humberto Mauro inaugura mostra permanente dedicada aos trabalhos de cineastas ibero-americanas
Embora produzam excelentes filmes, as cinematografias ibero-americanas (de Portugal, Espanha e das nações historicamente colonizadas por esses países) ainda são pouco vistas dentro e fora de seus territórios quando comparadas aos filmes hollywoodianos. Quando se fala do cinema feito por mulheres nesses países, a desvalorização é ainda maior.
De modo a ampliar o acesso e o debate em torno dessas obras, o Cine Humberto Mauro inaugura uma mostra permanente dedicada aos trabalhos de cineastas ibero-americanas. A ação consolida uma parceria entre a sala de cinema do Palácio das Artes, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte e a plataforma virtual Sara y Rosa.
A programação começa na quarta-feira (4/2), às 19h, com a exibição do filme Mulher da Rua (1951), dirigido pela cineasta mexicana Matilde Landeta. A partir daí, e até dezembro, sessões bimestrais jogarão luz sobre obras de realizadoras da Argentina, Espanha, Brasil, Venezuela, Colômbia e Portugal.
O Cineclube Ibero-americano tem entrada gratuita. Metade dos ingressos está disponível, de forma on-line, a partir de meio-dia do dia das sessões, por meio deste link. O restante dos ingressos será distribuído presencialmente na bilheteria do Cine Humberto Mauro, meia hora antes de cada exibição, mediante a apresentação de documento com foto.
Serviço
Data: 4/2/2026 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte (MG)