Acordo vai facilitar aquisição de energia sustentável mais barata para setores do turismo e da cultura

Além da parceria com a Cemig Sim, Secult também atuará com a ACMinas para oferecer capacitação e qualificação gratuitas a profissionais das áreas

  • ícone de compartilhamento

Com a proposta de facilitar o acesso do trade turístico à energia limpa, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e a Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que vai garantir a empreendimentos turísticos e instituições culturais condições facilitadas para a aquisição de energia solar, com descontos e outros benefícios disponíveis. A consolidação dessa parceria integra o escopo do Programa Reviva Turismo, iniciativa do Governo do Estado para a retomada gradual do setor em Minas Gerais. A iniciativa contempla hotéis, pousadas, restaurantes, instituições culturais entre outros.

Secult / Divulgação

De acordo com o secretário Leônidas Oliveira, o cenário de recuperação dos indicadores do turismo em Minas Gerais é oportuno para firmar parcerias que possam beneficiar todos os envolvidos no trade. “Minas Gerais está na moda. Com o Reviva Turismo, nosso objetivo era fazer do estado um dos três principais destinos no país. Hoje, a realidade é outra, e nós já somos o primeiro destino turístico. Todos os parceiros que puderem nos auxiliar nesse processo serão muito bem-vindos”, destacou, na solenidade de assinatura do termo.
 
Oliveira pontou, ainda, que a cadeia produtiva do turismo foi uma das mais afetadas durante o período de restrições impostas pela pandemia. Com a recuperação sólida do setor, Minas lidera os indicadores, com crescimento duas vezes maior do que a média nacional. As características diversas do estado são um atrativo à parte para o visitante, que busca conhecer os atrativos da Cozinha Mineira, e o setor de Alimentação, por exemplo, é um dos que têm garantido bons índices de recuperação e contratações.

“O momento é de aquecimento das atividades, e, aqui em Minas, em especial a gastronomia é um segmento que tem puxado essa recuperação. Muitos dos turistas vêm ao estado procurando a nossa Cozinha, e o segmento tem gastos altos no que diz respeito ao consumo de energia. Com essa facilidade viabilizada pela Cemig SIM, teremos um setor mais seguro para tocar suas atividades e oferecer as melhores experiências aos visitantes”, ressaltou.

Alívio financeiro

Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM, explicou que a parceria entre as duas instituições vai viabilizar um alívio financeiro para os gestores e profissionais da Cultura e do Turismo. “O momento de reabertura dessas duas áreas é fundamental para a recuperação das atividades. Considerando os gastos com energia, estamos dispostos a facilitar a contratação do nosso serviço de forma mais facilitada, e isso já é um grande passo para auxiliar todos aqueles que estão retomando suas atividades”, destacou o presidente.
 
Gusmão lembrou, ainda, que Minas Gerais é, atualmente, o maior gerador de energia solar no país, correspondendo a 20% da produção. Os empreendedores que contratarem a Cemig SIM terão uma relação de economia e investimento muito importante nesse cenário de reabertura. “Nossa expectativa é que a economia no gasto de energia neste ano seja de R$ 25 milhões para os clientes. Isso significa mais dinheiro para investir no próprio negócio, em especial, agora com a retomada do turismo e do comércio”, pontuou.
 
O processo para aquisição da energia solar será divulgado em breve pela Secult e pela Cemig SIM. Os interessados realizarão um cadastro no site da empresa (www.cemigsim.com.br) pra que uma avaliação seja feita. Os descontos e benefícios são concedidos de acordo com o tempo de permanência na contratação do serviço ofertado pela Cemig SIM, não importando, por exemplo, o tamanho do empreendimento ou a segmentação da atividade.

A solenidade foi realizada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), nesta quinta-feira (28/10), e também contou com a presença da subsecretária de Turismo da Secult, Milena Pedrosa, do presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Histórico de Minas Gerais (Iepha-MG), Felipe Pires, do presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva, do presidente da Cemig Sim, entre outras autoridades.
 
Qualificação e formação para o trade

Durante a solenidade, também foi anunciada uma parceria entre a Secult e a Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas) para oferecer ações de capacitação a profissionais do turismo e da cultura. O acordo firmado contempla, entre outras ações, a promoção e a capacitação de empresários a respeito da concessão de incentivo fiscal destinado a projetos artísticos-culturais no estado; realização de rodada de negócios para o setor da cultura e a aproximação dos profissionais da área com potenciais empresas incentivadoras.
 
Também serão oferecidos cursos gratuitos e outras ações formativas para a profissionalização constante daqueles que atuam em áreas ligadas ao comércio, ao turismo e às atividades culturais. Segundo o presidente da ACMinas, José Anchieta da Silva, “essa parceria vai dar um salto tremendo nas áreas e beneficiar a todos que ajudam a impulsionar a economia e o comércio em Minas. Nossa missão é trabalhar junto à Secult para garantir que essa iniciativa contemple o máximo de pessoas e deixar nossas portas abertas”, disse.
 
Reviva Turismo

A retomada do Turismo em Minas Gerais tem gerado resultados sólidos desde que o Programa Reviva Turismo foi implantado. Segundo dados do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG), desde junho deste ano, mais de 12 mil novas vagas de emprego foram preenchidas. Em agosto, por exemplo, foram registrados mais de 5 mil postos de trabalho ocupados no setor do turismo no estado.
 
O programa Reviva Turismo colocou como meta o aumento de 100 mil empregos na área em 15 meses. Em três, o estado já alcançou, portanto, 12% desse montante. Outro indicador que ganha destaque nesse cenário é o de movimentação nos aeroportos. Em Belo Horizonte, por exemplo, o fluxo de viajantes no mês de agosto superou os 670 mil turistas, como aponta o OTMG, que também indica mais de 2 milhões de viajantes pelo estado no mesmo mês.



Últimas