Bombeiros de Minas Gerais promovem ação preventiva na rodoviária de BH em véspera do feriado do Dia do Trabalhador

Chances de sobrevivência com o uso do cinto de segurança são até quatro vezes maiores

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizou, nessa quarta-feira (30/4), véspera de feriado do Dia do Trabalhador, uma ação de conscientização ao público da rodoviária de Belo Horizonte.

Os bombeiros abordaram viajantes no terminal de embarque para fazer um alerta quanto ao uso do cinto de segurança durante a viagem e reforçar outras dicas para o feriado.

Ligando vários estados brasileiros, as estradas que cortam Minas Gerais registraram graves acidentes envolvendo ônibus de viagem nos últimos meses.

A recorrência de acidentes com grande impacto mostra que é comum pessoas serem arremessadas em casos de colisão. Isso se deve ao fato, principalmente, da falta do uso de segurança no interior dos veículos.

Cinto pode salvar ou evitar lesões

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a utilização do cinto de segurança durante todo o trajeto é obrigatória. A proteção serve para manter o passageiro seguro na poltrona, diminuindo as chances de ser arremessado para fora do veículo e até mesmo sofrer ferimentos graves ou fatais.

Um estudo de 2019, do Observatório Nacional de Segurança Viária, mostra que 28,3% das vítimas fatais de sinistros de trânsito não utilizam cinto de segurança. Ainda de acordo com a pesquisa, o uso do cinto de segurança nos ônibus pode aumentar em quatro vezes as chances de sobrevivência em acidentes graves.

As orientações de autoproteção são válidas também para quem vai encarar as estradas mineiras de carro. Em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu mais de 22 mil ocorrências envolvendo acidentes de trânsito em todo o estado.

Confira orientações dos bombeiros para uma viagem segura:

- Faça a manutenção periódica do veículo. Pneus, limpador de para-brisas, combustível, óleo, pastilhas de freio e motor são alguns dos itens que devem ser checados constantemente;

- Jamais conduza o veículo sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas ou medicamentos que prejudiquem a capacidade de dirigir;

- Respeite a sinalização de trânsito (faixas de pedestre e de retenção).



Últimas