Copasa expande programa de redução de perdas na Grande BH

Para melhorar abastecimento em regiões de vulnerabilidade social, companhia promove ações para simplificar o acesso aos serviços de saneamento básico

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Copasa / Divulgação

Executado desde o início deste ano na Vila Ideal, em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o contrato de combate a perdas aparentes em vilas e aglomerados chegou agora ao Morro das Pedras, em Belo Horizonte. No mês passado, a Copasa, por meio do Consórcio Performance BH, realizou as primeiras reuniões com a comunidade e iniciou as ações de mobilização para adesão dos moradores às redes de água.

Nessa fase serão beneficiadas as regiões do Morro das Pedras (vilas Leonina, Santa Sofia, São Jorge I, II e III, Vila Antena e Pantanal), Ventosa, Conjunto Santa Maria e Querosene - área que, segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte, possui cerca de 20 mil moradores e 5.113 famílias.

Voltado à redução de perdas aparentes de água em áreas de vulnerabilidade social, o contrato faz parte de uma das frentes de trabalho do programa Engajar para Transformar, da Copasa, e busca dar condições aos clientes que moram nessas áreas de regularizar sua situação junto à companhia e terem acesso à água tratada em casa.

Moradora do Morro das Pedras, a dona de casa Vera Lúcia Ferreira, 56 anos, explica como o programa de redução de perdas possibilitou que ela quitasse as faturas atrasadas. “Não sabia que podia parcelar as contas atrasadas. Com esse benefício, consegui me organizar e ajudar outras pessoas da comunidade que estão em situação irregular e querem resolver”, disse.

Além de cliente, Vera Lúcia se tornou também prestadora de serviço da Copasa no grupo “Mulheres no Saneamento”. Esse grupo busca contratar e treinar mulheres que vivem em áreas de vulnerabilidade para desenvolver o trabalho de mobilização e conscientização das pessoas sobre regularização de débitos e do abastecimento - promovendo a geração de renda para a população onde o trabalho é realizado.

Até dezembro deste ano, 54 mulheres – em sua maioria com idade acima de 45 anos - já haviam sido contratadas para trabalhar no projeto: 40 na Vila Ideal, em Ibirité, e 14 no Morro das Pedras. Juliana Almeida Dutra, diretora de Projetos da empresa Deep - que faz parte do Consórcio Performance BH, formado também pela Vitalux-Ecoativa e Enops - destacou a importância deste trabalho desempenhado pelas mulheres. "Quando uma mulher acima de 45 anos e da própria comunidade exerce esse papel de abordagem, isso gera credibilidade. E as pessoas em geral recebem melhor a visita das agentes que inspiram mais empatia”, explicou.

Além disso, o protagonismo feminino dentro da comunidade produz outros benefícios, como o acolhimento para o programa de redução de perdas; a melhor aceitação dos clientes em abrir suas casas para uma pessoa conhecida; a geração de renda do grupo familiar, que vai refletir na economia local; o desenvolvimento cognitivo e digital, que abre oportunidades futuras de emprego e qualificação profissional.

Contrato de performance

Vera Lúcia é um dos 2.005 clientes da Copasa no Morro das Pedras que foram alcançados pelo projeto. O trabalho começa com o diagnóstico da área – feito pelo estudo do contexto socioeconômico e socioambiental da comunidade. Após esse diagnóstico, são traçados os objetivos para integrar os moradores aos programas sociais e reduzir as perdas da companhia.

O contrato tem como principal objetivo melhorar e ampliar o abastecimento de água nas regiões, além de aumentar a eficiência operacional da Copasa nesses locais – o que acontece ao regularizar os clientes inadimplentes e trazer novas ligações. Isso garante que o sistema de controle operacional distribua a água de maneira mais assertiva, melhorando a pressão nas redes, diminuindo o desabastecimento e preservando o meio ambiente.

Além disso, o contrato utiliza um hidrômetro especial que garante aos moradores do imóvel uma "vazão de sobrevivência", em caso de corte por inadimplência. Ou seja, mesmo que o abastecimento seja interrompido por tamponamento, serão liberados diariamente 20 litros de água por dia por morador. "Em vez de cortar, ele interrompe o fornecimento de água e, a cada 24 horas, são liberados 20 litros de água por pessoa - o que permite, por exemplo, que o morador tenha água para beber ou preparar um alimento", explica o analista socioambiental da Copasa, Cristiano Abdanur.

Desde o início do contrato, o projeto já visitou 5.777 imóveis na Vila Ideal, dos quais 4.787 famílias aderiram ao programa - que oferece condições facilitadas de negociação de débitos, atualização cadastral, regularização e solicitação de novas ligações. Também já foram realizadas 3.739 obras de instalação de padrão, religação de água e troca de hidrômetros, aumentando a eficiência operacional do sistema de abastecimento da região. Já no Morro das Pedras, o projeto visitou 2.099 imóveis, tendo adesão de 2.005 famílias, com 1.330 obras realizadas.

A meta total estabelecida para o consórcio Performance BH, responsável pelo contrato, é que, até julho de 2023, a Copasa reduza a perda aparente nas regiões em 55.398.000 litros de água por mês. Nos primeiros dez meses da iniciativa, as ações do contrato já haviam atingido aproximadamente 30 milhões de litros recuperados.

Engajar para transformar

O contrato de performance realizado pela Copasa no Morro das Pedras e na Vila Ideal é parte do programa Engajar para Transformar, que estabelece as diretrizes do relacionamento da companhia com a sociedade, fundamentado no foco do cliente.

O objetivo é proporcionar uma atuação em rede, ao aproximar as partes envolvidas no processo de saneamento, para a construção de uma experiência inovadora, e que gere resultados mais eficientes e eficazes, contribuindo assim para alcançar a universalização dos serviços de água e esgoto, com qualidade e de forma sustentável.

Nesse sentido, além das ações de combate a perdas, a Copasa desenvolve ainda outros cinco projetos sociais dentro das comunidades inseridas no programa de perdas:

- Governança colaborativa – oferece os serviços de negociação, aproximação e percepção comunitária 

- Bola na Rede – esporte e atividade física para as crianças da comunidade,

 Laboratório de Ciências nas Escolas – parcerias com as escolas em ações de preservação do meio ambiente

- Conexão e Propósito – mobilização com a Secretaria de educação para campanhas educativas sobre saneamento básico

- Mulheres no Saneamento – Levar informação de porta a porta e receber novas adesões

O Programa Engajar para Transformar está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Política de Responsabilidade Social e a Agenda ESG da Copasa (sigla que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa).



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