Cultura de respeito e exemplos práticos sobre assédio moral são difundidos em campanha da Ouvidoria-Geral do Estado

Iniciativa orienta servidores estaduais sobre como identificar e prevenir práticas abusivas no ambiente de trabalho e incentiva o respeito institucional

  • ícone de compartilhamento

Começou nesta Semana do Servidor, e segue até o fim do ano, a nova campanha da Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG), de prevenção ao assédio moral na administração pública. A iniciativa busca mostrar as práticas que podem ser consideradas assediadoras no ambiente de trabalho e promover constantemente um ambiente de trabalho saudável e respeitoso.

OGE / Divulgação

A ação se desenvolve em diferentes frentes. Nos telefones da Cidade Administrativa, um slide exibido nos displays mostrará, a cada semana, um lembrete direto sobre a importância do respeito aos colegas e informações conceituais sobre assédio. A mesma mensagem circulará nos descansos de tela dos computadores institucionais e será desdobrada nas redes sociais da OGE/MG ao longo dos próximos meses.

“A prevenção começa quando reconhecemos que respeito não é um valor negociável. Nosso papel é contribuir para que a administração pública seja um ambiente sempre saudável para trabalhar, onde ninguém se sinta coagido ou silenciado”, declara a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.

Com um visual sóbrio e linguagem direta, a campanha reforça que o combate ao assédio moral não se resume à punição, mas exige vigilância cotidiana, formação de lideranças e acesso seguro aos canais de denúncia da OGE/MG.

"A campanha é parte de um esforço contínuo para fortalecer a integridade nas relações de trabalho e promover uma cultura de escuta e respeito no serviço público mineiro", afirma a ouvidora de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, Luciene Ribeiro.

Se você também quer ser um agente para ajudar a OGE/MG na construção dessa mudança, acesse as redes sociais (Instagram) e compartilhe essa iniciativa!

Ouvidoria de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual

Criada em outubro de 2019, por meio do Decreto nº 47.740, a ouvidoria temática é responsável pelo acolhimento de manifestações sobre assédio moral e sexual, praticados por agentes públicos do Poder Executivo Estadual no exercício de suas funções, bem como pelo desenvolvimento de ações que visem o combate e a prevenção dessa prática.

Cartilha de prevenção ao assédio moral

Relacionada ao tema, a cartilha traz orientações e esclarece dúvidas comuns sobre o assunto, como por exemplo, o que é assédio moral, quais os tipos de assédio, as consequências na vida do assediado, como por exemplo, o surgimento de doenças psíquicas, quais as penalidades previstas legalmente, entre outros. Acesse o material neste link.  

Canais de atendimento

A Ouvidoria-Geral do Estado mantém seus canais de atendimento à disposição para solicitações de providências e denúncias, garantindo a proteção dos dados dos denunciantes.

Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br   

WhatsApp: (31) 3915-2022 (atendente virtual “Bel”)

Aplicativo MGApp (disponível para Android e iOS)

Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) e 136 (Disque-Saúde)

 



Últimas