Dia D de Vacinação contra a gripe mobiliza unidades básicas

Em Minas Gerais, cerca de 4 mil salas de imunização ficaram abertas no sábado (4/5)

Vacinação contra a influenza tem como objetivo reduzir internações, complicações e óbitos

Neste sábado (4/5), Dia D de Mobilização Nacional para a Vacinação contra a Gripe (influenza),as salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país ficaram abertas para que o público prioritário da campanha pudesse se imunizar.

Em Belo Horizonte, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), juntamente com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de BH, promoveram o Dia D, no Centro de Saúde do Bairro Salgado Filho. “A campanha em 2019 se difere dos anos anteriores. Nossa intenção é fazer um movimento denominado Movimento Vacina Brasil e a estratégia é realizar, ao longo de todo o ano, diversas ações para melhorar os indicadores de cobertura vacinal de todo o país. Para a gripe, nossa intenção é vacinar cerca de 59 milhões de pessoas em todo o país. Desses, cerca de 6 milhões em Minas Gerais”, explicou o secretário Nacional de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Kléber Oliveira.

O secretário adjunto de Saúde de Minas Gerais, Bernardo Ramos, frisou a importância do Dia D e da parceria firmada entre o Ministério da Saúde, o Governo de Minas e a Prefeitura de Belo Horizonte e de outros municípios mineiros. “Esse trabalho em conjunto é essencial para impulsionar nossos índices vacinais. Neste período de interseção entre dengue e gripe, que estamos vivendo, também é preciso ter um cuidado maior, pois é possível que os casos, de forma geral, aumentem. Desta maneira, estamos reforçando toda a assistência e dando todo o apoio necessário, inclusive com suporte financeiro para as Unidades de Pronto Atendimento (Upas)”, observou.

“Há o repasse financeiro que o Governo de Minas está concedendo às Upas de diversos municípios, com cerca de R$ 18 milhões, para tentar minimizar o dano que está acontecendo devido à epidemia de dengue. Já a gripe pode ser evitada por meio da vacinação, por isso é imprescindível que a população compareça aos postos de saúde e se imunizem”, destacou Bernardo Ramos.

Segundo dados do Sistema Nacional de Imunização (SIPNI) - plataforma do Ministério da Saúde utilizada para acompanhar os índices de cobertura vacinal -, em Minas Gerais, até o momento, cerca de 40% do público prioritário foi imunizado contra a gripe. O índice ainda é considerado baixo. Por este motivo, é imprescindível que a população compareça aos postos de saúde o mais rápido possível para se imunizar. “Embora a meta ideal seja 90%, nós queremos, e estamos buscando, que 100% da população elegível se imunize contra a gripe”, afirmou o secretário municipal de Saúde de BH, Jackson Machado.

Gripe é coisa séria

Disponibilizada pelo SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações, desde 1999, a estratégia de vacinação contra a influenza tem como objetivo reduzir internações, complicações e óbitos decorrentes das infecções por esse tipo de vírus. Em 2019, entre os dias 10/4 a 31/5, é realizada a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza que, em Minas Gerais, tem objetivo de imunizar 6.018.977 mineiros, número que corresponde à meta de 90% do público prioritário.

Casos em Minas

Em Minas Gerais, até o dia 16/4, foram notificados 456 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG Hospitalizado). Desses, 13 casos foram confirmados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza.

Saiba mais sobre a gripe em Minas Gerais em www.saude.mg.gov.br/gripe.