Estado lança Guia de Linguagem Simples na Gestão Pública 

Objetivo é tornar a comunicação dos serviços públicos mais acessível, facilitando o entendimento da população

  • ícone de compartilhamento

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Rede de Simplificação e do Laboratório de Inovação do Governo de Minas (LAB.mg), lança o Guia de Linguagem Simples na Gestão Pública. O documento busca orientar órgãos e entidades a tornarem a comunicação dos serviços públicos mais acessível. 

“Simplificar a linguagem não é só uma forma de facilitar a comunicação, mas também de fazer com que ela seja acessível e alcance o maior número possível de pessoas, independentemente da região onde vivem, da classe social e do nível sociocultural. Essa abordagem é essencial na prestação dos serviços públicos”, explica a diretora Central de Simplificação e Modernização da Seplag, Amanda Dias.

Histórico

Apesar de ser uma temática relativamente recente no Brasil, o movimento da Linguagem Simples teve origem no século XIV, em defesa de uma comunicação de fácil compreensão. Ele foi difundido com mais força a partir do século XX, diante da percepção de ineficácia no uso de termos complexos em documentos governamentais. 

De acordo com a diretora, simplificar a linguagem não significa adotar um diálogo informal em documentos e textos de comunicação do Estado. O objetivo é adequar o conteúdo ao público-alvo, promover acessibilidade e garantir a cidadania.

“O guia orienta servidores públicos para uma comunicação acessível e simplificada, voltada à população. Por isso, indicamos uma metodologia para escrever em Linguagem Simples e facilitar os diálogos internos do Governo e a interação do Estado com os usuários dos serviços públicos”, detalha Amanda Dias. 

Acesso

O material reúne informações centrais sobre o movimento da Linguagem Simples no Brasil e no mundo, com uma linha de tempo de iniciativas. O documento ainda destaca conceitos sobre o tema, com instruções de como simplificar a linguagem ao escrever e revisar textos. 

Para acessar o Guia Linguagem Simples na Gestão Pública, clique aqui. Também é possível fazer o download neste link

Oficinas

A Seplag está realizando oficinas de Linguagem Simples para trabalhadores que compõem a Rede de Simplificação do Estado. O objetivo é capacitar servidores de órgãos e entidades do Governo de Minas. Em outubro, a formação foi voltada para alunos de graduação, mestrado e especialização da Fundação João Pinheiro (FJP)

Estão previstas outras oficinas ainda em outubro e em novembro.



Últimas