Fapemig abre chamada de R$ 30 milhões para fortalecimento das redes de pesquisa mineiras

Projetos de estudos científicos e de desenvolvimento tecnológico podem ser inscritos até 7/2/2022

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de abrir a Chamada 07/2021 - Redes de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico Com Foco em Demandas Estratégicas. O objetivo é estimular a criação e o fortalecimento das redes de pesquisa em Minas Gerais. O número de propostas a serem contratadas está condicionado ao limite dos recursos disponíveis, de R$30 milhões. 

A iniciativa busca promover a produtividade de pesquisas científicas e tecnológicas, a otimização no uso dos recursos, e a consolidação de grupos de referência em áreas do conhecimento e em setores estratégicos de interesse do Estado.

Temas prioritários

Serão consideradas elegíveis para esta chamada propostas de Rede de Pesquisa Científica e de Rede de Desenvolvimento Tecnológico, relacionadas, prioritariamente, às seguintes temáticas e aos setores estratégicos: 

·         agricultura do semiárido mineiro

·         cadeia produtiva do leite

·         cadeia de biocombustíveis com foco em bioquerosene

·         hidrogênio (H2) como fonte de energia

·         energias renováveis

·         cadeia produtiva do lítio e do nióbio

·         imunobiológicos e biofármacos

·         inteligência artificial e IoT

·         comunicação 5G

As temáticas elencadas terão prioridade, mas não são exclusivas. Propostas vinculadas a áreas e setores não previstos nesta lista também podem ser submetidas.

As propostas devem ser apresentadas na forma de um projeto de pesquisa científica ou de desenvolvimento tecnológico, obrigatoriamente em versão eletrônica, por meio do Sistema Everest. A fase de julgamento e seleção das propostas inclui três etapas: habilitação, análise de mérito e homologação, respectivamente.

Inscrições

O sistema está aberto a submissões até 7/2/2022. Acesse o edital clicando aqui. Já os anexos estão neste link.



Últimas