Fundação João Pinheiro lança plataforma que reúne dados socioeconômicos do estado e do país

De fácil operação, ferramenta concentra dados de Minas Gerais e de outras unidades da Federação para facilitar o acesso a informações públicas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Fundação João Pinheiro (FJP) lançou nesta quinta-feira (11/9), a plataforma FJP Dados, ferramenta inovadora de consulta a dados públicos socioeconômicos de Minas Gerais e de outras unidades da Federação. Concebida em parceria com o Laboratório de Inovação em Governo (LAB.mg), da Secretaria de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag MG), e desenvolvida com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a ferramenta facilita o acesso a estatísticas públicas ao reunir em um único ambiente dados antes dispersos em diferentes fontes.

A plataforma permite ao usuário selecionar indicadores, períodos e recortes geográficos, gerando tabelas, gráficos e mapas personalizados de forma rápida e intuitiva. A iniciativa é voltada para um público diversificado e especializado, que inclui jornalistas, gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos e cientistas, todos com alta demanda por informações confiáveis e atualizadas.

“Para a Secretaria de Planejamento e Gestão, ter contribuído com a construção da FJP Dados é uma honra muito grande. A gente tem o desafio de evoluir com uma inovação que seja operante, que saia do discurso e que vá para a prática, que traga a condição de implementar e operacionalizar ferramentas, estratégias e revisar o modo como entregamos as evidências ao estado”, destacou a secretária da Seplag-MG, Sílvia Listgarten.

“Quando trazemos esse tipo de interface para além da escola, da universidade e das pesquisas, para dentro da máquina pública, da gestão, realmente fazemos com que essa engrenagem gire de uma forma muito dinâmica e é isso o que precisamos”, completou.

De acordo com a presidente da FJP, Luciana Lopes, a nova plataforma tem potencial para transformar a maneira como os dados públicos serão acessados e utilizados no Estado. “A FJP Dados nasce do entendimento de que a informação de qualidade é a base para a formulação, para a execução, para o monitoramento e para a avaliação de políticas públicas que se pretendam eficazes”, afirmou.

“Na era da big data, da IA, dados e informações não faltam, mas o fácil acesso a dados estruturados e estatísticas públicas confiáveis continua sendo um desafio enfrentado por pesquisadores, gestores e comunicadores. A dispersão de fontes, a opacidade de metodologias, a descontinuidade de registros dificultam as análises integradas e a tomada de decisão informada. A plataforma que lançamos hoje busca responder diretamente a esse desafio”, concluiu.

Inovação

Entre os diferenciais da FJP Dados estão a centralização dos dados, a simplicidade de navegação, a atualização constante e a compatibilidade com softwares de análise de código aberto, o que amplia as possibilidades de uso das informações. A perspectiva é que a FJP Dados torne-se uma referência para quem busca precisão e agilidade na produção de conhecimento, na formulação de políticas públicas e na comunicação social. 

 



Últimas