Governador participa da Feira do Agronegócio Mineiro em Uberlândia

Evento estimula agronegócio mineiro e movimentou, nesta edição, R$ 320 milhões em negócios

O governador Romeu Zema reforçou a importância de se simplificar as burocracias do agronegócio

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve, nesta sexta-feira (29/3), no encerramento da 8ª Femec em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Zema foi recebido pelo presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e anfitrião da feira, Gustavo Galassi. Durante a visita, teve a oportunidade de conhecer e entrar na máquina mais tecnológica do mercado nacional atualmente, um pulverizador autopropelido.

O governador Romeu Zema reforçou a importância de simplificar as burocracias do agronegócio. Uberlândia foi a terceira principal porta de saída da exportação mineira em 2018, com US$ 898,8 milhões.

“Fiz questão de vir aqui à Feira de Uberlândia para demonstrar a relevância do agronegócio para o meu governo. Estamos fazendo o possível e o impossível para que o ambiente de negócios em Minas melhore. Hoje cedo, com a Secretaria de Fazenda, estive acompanhando o que está sendo feito no sentido de nós termos, não a legislação tributária mais complexa do Brasil, mas sim a mais simples. Nós queremos que quem trabalhe foque seus esforços em produzir, e não em ficar atendendo burocracias do Estado”.

A visita foi acompanha pelo prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, do diretor do Sindicato Rural e Uberlândia, Maurício Lima, o diretor da Femec, João Semenzim, do presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Hélio Ferraz, e do líder do governo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Luiz Humberto Carneiro. A visita terminou nos estandes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

A abertura da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) teve também a presença do vice-governador Paulo Brant e das secretárias Ana Valentini, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Julia Sant’Anna, de Educação

Para o governador Romeu Zema, os resultados de uma boa gestão em Minas já começaram a aparecer. “Está tudo funcionando, nos quadros do funcionalismo público temos pessoas excelentes, temos uma Polícia Militar excepcional, então está tudo dependendo de se fazer um bom trabalho, e é isso que nós estamos levando adiante e com certeza os resultados vão aparecer em breve, e já começaram a aparecer. Saíram os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), agora em fevereiro, e Minas Gerais criou 26 mil empregos esse mês, perdemos apenas para São Paulo.” afirmou.

A feira

Em sua 8ª edição, a Femec atraiu 63 mil visitantes nos quatro dias de evento e movimentou R$ 320 milhões em negócios. Ao todo, os 140 expositores, entre fabricantes e revendedores de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas, além de veículos utilitários e carros de passeio participaram da feira.

O objetivo do evento é comercializar produtos e serviços e capacitar os produtores rurais, trabalhadores e técnicos do setor. O ambiente gerado pela feira possibilita o investimento e a renovação de maquinário e serviços destinados à produção agropecuária, com preços e condições de financiamentos especiais como os encontrados nas principais feiras do país.

A feira trouxe, pela primeira vez, o “Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio”, que teve o papel de trazer a participação efetiva das mulheres no agronegócio ao discutir seu papel no setor com apresentação de cases de sucesso. No ano passado, os 53 mil visitantes geraram uma movimentação financeira equivalente a R$ 232 milhões no faturamento. A 8ª Femec foi a que teva a maior movimentação de visitas e negócios desde sua primeira edição.