Governador visita Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté

Ao lado do arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, Romeu Zema destacou vocação do santuário para o turismo religioso

O governador Romeu Zema caminhou pelo Santuário e destacou o enorme potencial da região

O governador Romeu Zema esteve, na manhã deste sábado (12/1), no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, região metropolitana da capital mineira. Acompanhado do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, Romeu Zema viu de perto detalhes da estrutura do santuário, um dos principais circuitos religiosos de Minas Gerais. Segundo o governador, o turismo é um importante gerador de renda e emprego no Estado, portanto, terá toda a atenção da atual gestão.

“Estou bastante impressionado com a conservação do local, que está muito bem cuidado. Conversando com dom Walmor e com o prefeito de Caeté vejo o enorme potencial que nós temos para atrair mais pessoas [para o santuário]. Isso será ótimo, porque é um ponto de religiosidade e de turismo”, destacou o governador depois de caminhar pelo Santuário.

O arcebispo metropolitano agradeceu a visita e o empenho de Romeu Zema em apoiar ações que incentivem o incremento do número de visitantes ao local.

“Quero agradecer, com alegria e fraternidade, a presença do governador logo no início da sua grande e importante missão de conduzir o Estado, vindo nesse lugar que chamamos de coração de Minas. Tenho a agradecer e suplicar copiosas bênçãos de Deus para este caminho”, afirmou dom Walmor.

Segundo ele, o Santuário é importante para, cada vez mais, projetar Minas nacional e internacionalmente. O prefeito de Caeté, Lucas Coelho, também esteve presente na visita com o governador e o arcebispo, além do reitor do Santuário, padre Fernando Nascimento.

O governador participou de uma oração na Menor Basílica do Mundo, título concedido pelo papa Francisco em 2017. Romeu Zema ainda pôde ver preciosidades da mineiridade e da religiosidade do estado, como peças do rico acervo barroco, dentre outras atrações incrustadas no alto da Serra da Piedade, a 1.746 metros de altitude.

Circuito turístico

O complexo integra o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), que liga o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros. O projeto é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, entre França e Espanha, e tem o objetivo de desenvolver o turismo religioso em Minas Gerais.

Com as características originais preservadas, o lugar é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). É também considerado monumento natural pela Constituição de Minas Gerais. A Casa dos Peregrinos Dom Silvério, as esculturas do Calvário, a Cripta São José, o Observatório Frei Rosário e a Basílica Estadual são alguns dos espaços de contemplação e oração.