Governo de Minas realiza atendimentos presenciais em Igarapé
Programa Ouvidoria Móvel da Ouvidoria-Geral do Estado levou escuta ativa para fortalecer participação cidadã no município
A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) deu mais um passo para aproximar o cidadão do poder público, realizando mais uma edição da Ouvidoria Móvel. Dessa vez, o ônibus do órgão estacionou em Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (13/8), transformando o espaço em um canal direto de escuta ativa e fortalecimento da participação social.
Durante a ação, a população teve a oportunidade de registrar reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios relacionados aos serviços públicos, tanto estaduais quanto municipais, já que a iniciativa contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Ibirité, que faz parte do programa A Voz dos Mineiros.
“O programa Ouvidoria Móvel tem se consolidado como uma ferramenta estratégica, ao permitir que o Estado identifique as demandas reais e urgentes, diretamente da população. O contato com o próximo é essencial para construirmos uma Minas Gerais mais eficiente e focada na qualidade dos serviços públicos. E hoje foi a vez dos igarapeenses darem força às suas vozes", afirmou a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
A Voz dos Mineiros
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais (OGE/MG) tem apoiado prefeituras do estado no fortalecimento e criação de canais de ouvidorias públicas municipais por meio de consultorias especializadas, com etapas como a capacitação, diagnóstico e proposta de implementação ou o aprimoramento da ouvidoria pública.
Em Igarapé, os atendimentos presenciais foram realizados em parceria com a Controladoria-Geral do Município, que integra o programa A Voz dos Mineiros (AVM) da OGE/MG. Para a controladora-geral do município de Igarapé, Gabriela Moullin, foi enriquecedor para a população receber a Ouvidoria Móvel e está sendo de extrema importância a participação do município no programa AVM.
“Estamos aprendendo muito com a experiência da OGE/MG. Já alteramos nossos fluxos e revisamos nossos filtros de recebimento de manifestações para melhora nossas estatísticas. Isso tem nos feito crescer muito. Aprimorar os serviços, treinar o pessoal e acolher cada vez mais os cidadãos e prestar o melhor serviço para todos”, disse.
Ouvidoria Móvel
A Ouvidoria Móvel é uma iniciativa da OGE/MG que leva atendimento presencial ao cidadão mineiro, com ações realizadas em pontos estratégicos das cidades, como praças públicas e eventos com grande fluxo de pessoas. As atividades podem ocorrer por meio do ônibus caracterizado da OGE/MG, em estandes montados ou de forma itinerante. A proposta é facilitar o acesso aos canais oficiais de participação social e promover o diálogo direto entre a população e o poder público.
Mais do que um canal de atendimento, a Ouvidoria Móvel é uma ferramenta de gestão pública. As informações coletadas nas ações alimentam os sistemas da OGE/MG e são analisadas para gerar dados de inteligência, gerar relatórios, identificar padrões, apontar fragilidades nos serviços e propor melhorias às secretarias e órgãos do Estado. Esse processo transforma as manifestações da população em insumos valiosos para o aprimoramento contínuo das políticas públicas em Minas Gerais.
Canais de atendimento da OGE/MG
WhatsApp (Bel, atendente virtual): (31) 3915-2022
Site: www.ouvidoriageral.mg.gov.br
Aplicativo MGApp (Android e iOS)
Telefones: 162 (Disque-Ouvidoria) | 136 (Disque-Saúde)