Governo de Minas vai realizar mais duas edições do Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios

Próximos eventos presenciais serão em Araçuaí (11/11) e Montes Claros (18/11), com perspectivas lucrativas para os participantes

  • ícone de compartilhamento

O Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), promovido pela diretoria de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), está com suas atividades a todo vapor, contemplando, para o mês de novembro deste ano, mais duas edições presenciais do projeto. 

A 3ª edição presencial será em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em 11/11. Já a 4ª, também presencial, será em Montes Claros, no Norte de minas, no dia 18/11.

Resultados

A 2ª edição do evento, realizada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em 19/10, reuniu cerca de 30 fornecedores locais, acumulando 76% de volume de negócios em andamento logo após a realização do evento.

O resultado positivo em Valadares, segundo a diretora de Apoio aos Pequenos Negócios e Cooperativismo, Eneila Loiola, se deu graças ao impulso para a formação de colaborações lucrativas entre os setores envolvidos e também a importantes parcerias com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), a Prefeitura de Governador Valadares, a Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Associação Mineira dos Supermercados (Amis) e as demais entidades que contribuíram para mobilizar os segmentos envolvidos no circuito  no município.

“O CMON favorece as novas conexões de negócios entre as empresas participantes, bem como evidencia o desempenho de pequenos negócios como fornecedores para a rede varejista de supermercados, impulsionando a economia local. A realização do circuito tem consolidado parcerias de sucesso”, destaca Eneila Loiola. 

Troca positiva de experiências

Na ocasião, fornecedores participaram de uma palestra preparatória sobre inteligência dos pequenos negócios para acesso a mercados, além disso, os participantes puderam usufruir de momento de conversa e troca de experiências com os proprietários de supermercados compradores, que explicaram políticas de compras, bem como deram depoimentos sobre a importância e o reconhecimento de fornecedores locais.

Fomento aos negócios

Além de fomentar o crescimento dos negócios e contribuir para a expansão da economia local, o circuito promove o encontro entre fornecedores e compradores, destacando o crescimento dos pequenos negócios locais, formados por cooperativas, produção familiar, associações, microempresas e empresas de pequeno porte, que fabricam produtos artesanais e de qualidade diferenciada.
 



Últimas