Governo quer impulsionar parcerias com consórcios intermunicipais de Saúde

Vice-governador esteve na inauguração de auditório do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp), em Taiobeiras

Um dos 76 consórcios de Saúde em Minas, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp) inaugurou seu novo auditório nesta sexta-feira (20/1), em Taiobeiras, na região Norte de Minas. O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Professor Mateus, que descerrou a placa do novo espaço.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Ao lado do atual presidente do consórcio, Adaildo Rocha Moreira, prefeito de Curral de Dentro, e do prefeito de Taiobeiras, Demerval Germano da Cruz, o vice conferiu as novas instalações do consórcio, que servirão não apenas para o próprio Cisarp como também para eventos de outras entidades públicas da região.

O vice-governador parabenizou o consórcio e enalteceu o papel desempenhado por essas associações na prestação de serviços de saúde.

"A lógica associativa municipal é essencial para que o serviço chegue na ponta. Toda nossa rede já é organizada em micro e macro regiões, que impõe o relacionamento dos prefeitos entre si. Os consórcios reforçam esse ambiente de diálogo, se eu precisar enviar pacientes para um lado, trazer de outro, ter centros de referência. Sem eles, não teríamos redes tão bem articuladas como temos", destacou Professor Mateus, ao se dizer esperançoso de que os consórcios se concretizem como ambientes de trocas de experiências, em especial para otimizar a gestão hospitalar dentro dos municípios.

Em 2022, o Governo de Minas investiu R$ 2,1 milhões, por meio do programa TransportaSUS, para a aquisição de cinco ônibus, e R$ 882 mil no Projeto Farma-CIS, para o consórcio começar a gerenciar a compra dos medicamentos da atenção básica a partir de 2023.

No total, a região Norte conta com 11 consórcios. O Cisarp presta serviços de transporte de saúde e oferece atendimentos médicos de consultas, principalmente nas áreas de Ortopedia, Neurologia e Oftalmologia, além de exames de raio-X e ultrassonografias.

Estão contemplados os municípios de Águas Vermelhas, Berizal, Curral de Dentro, Divisa Alegre, Fruta de Leite, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Novorizonte, Rio Pardo de Minas, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas, São João do Paraíso e Vargem Grande, além de Taiobeiras.

Estradas

Mais cedo, o vice-governador de Minas participou de um almoço com empresários e lideranças políticas de Taiobeiras. Na ocasião, ele ressaltou a necessidade de garantir a infraestrutura da mobilidade das estradas.

Gil Leonardi / Imprensa MG

Professor Mateus lembrou os investimentos realizados por meio do Provias e se comprometeu a dedicar esforços do governo estadual na preservação e manutenção das rodovias da região.

Curral de Dentro

O vice-governador está em viagem pela região e conversando com representantes políticos e do setor produtivo da região, passando também pelos municípios de Montes Claros, Salinas, Rio Pardo de Minas e Curral do Dentro.

Nessa quinta-feira (19/1), ele participou do 2º Encontro do Comitê de Políticas Públicas Micro e Macro Regionais do Alto Rio Pardo, em Curral de Dentro, também no Norte do estado.

O comitê promoveu o encontro para apresentar ao governo reivindicações, como melhorias na infraestrutura em rodovias, para facilitar o transporte das matérias-primas agrícolas e o escoamento da produção.

Professor Mateus elogiou a composição do conjunto de 16 municípios que inclui, além de Curral de Dentro, as prefeituras de Divisa Alegre, Rio Pardo de Minas, Novorizonte, Taiobeiras, Vargem Grande do Rio Pardo, Montezuma, Berizal, Salinas, Santa Cruz de Salinas, Rubelita, Águas Vermelhas, Fruta de Leite, São João do Paraíso, Indaiabira e Ninheira.