Hemominas realiza campanha para doação de sangue 

Estoques passam por queda prolongada durante a pandemia

imagem de destaque
A Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que as pessoas se sintam seguras ao entrar na instituição para doar sangue
  • ícone de compartilhamento

Fundação Hemominas pede aos voluntários de todos os tipos sanguíneos que compareçam a suas unidades para ajudar a regularizar os estoques.

Desde o início da pandemia de covid-19, o número de doadores de sangue caiu significativamente em Minas Gerais. Atualmente, os estoques estão, em média, 50% abaixo do ideal. Apenas o tipo sanguíneo AB positivo encontra-se em situação estável.

Segundo a gerente de Captação e Cadastro de Doadores da Hemominas, Viviane Guerra, a diminuição do número de doadores nunca durou tanto tempo. "Já tivemos momentos críticos em outras situações, mas jamais por um período tão prolongado", afirma.

Segurança

A gerente explica que a Fundação Hemominas segue uma série de procedimentos de prevenção para que as pessoas se sintam seguras ao entrar na instituição para doar sangue. Entre os cuidados adotados estão o agendamento do horário para doação; o uso obrigatório de máscaras; a utilização de álcool gel / líquido 70% e a reorganização das salas de espera e de coleta de sangue das unidades, garantindo distanciamento mínimo de um metro entre os doadores.

Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e que seguem todas as normas de proteção e prevenção, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente.

Como fazer a doação

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar descansado, alimentado e apresentar documento original e oficial com foto.

- Candidatos à doação de sangue que foram infectados pela covid-19, com diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);

- Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo coronavírus são considerados inaptos por 14 dias após o último encontro com os que testaram positivo.

Conheça todas as condições e restrições para doação de sangue.

Agendamento

As doações devem ser agendadas on-line ou pelo MGapp - Cidadão. Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Consulte os endereços e horários de atendimento das unidades Hemominas em todo o estado.



Últimas