Jornada das Arboviroses fortalece estratégias de enfrentamento em Minas Gerais 

Evento reúne municípios, especialistas e instituições de pesquisa para fortalecer a resposta integrada contra doenças como a dengue, zika e chikungunya  

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

“É fundamental capacitar os municípios e ampliar a integração entre as regionais para que, no momento crítico, todos estejam preparados para enfrentar o período sazonal”, resumiu Eduardo Campos Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde, ao destacar os objetivos da Jornada Mineira de Arboviroses 2025. 

Organizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entre 3 e 9/9, com apoio do Instituto René Rachou e da Fiocruz Minas, o evento reúne mais de 500 pessoas, para troca de informações, experiências e boas práticas no enfrentamento de doenças como dengue, chikungunya, zika, febre amarela e oropouche. 

A abertura oficial, realizada nesta quinta-feira (4/9), contou com a participação de gestores e pesquisadores que enfatizaram a importância da colaboração, da inovação e da integração de esforços.  

Nesse sentido, Aureliomarks Matos de Oliveira, do Colegiado de Secretários Executivos de Consórcios Públicos de Minas Gerais (Cosecs-MG), destacou a atuação pioneira dos consórcios municipais na execução de políticas de saúde mais integradas. 

Para Cristiana Ferreira Alves de Brito, representante do Instituto René Rachou/Fiocruz Minas, a resposta efetiva às arboviroses passa pela aproximação entre ciência e territórios vulneráveis.  

“O enfrentamento exige mais que vigilância: requer ciência comprometida com a realidade local e integração entre pesquisa, gestão e atenção básica”. 

Estado com o maior número de municípios do país, Minas Gerais é referência nacional. Lívia Carla Vinhal Frutuoso, coordenadora-geral das Arboviroses do Ministério da Saúde, reforçou essa liderança. 

“Historicamente, o Ministério se inspirou em Minas para formular políticas de âmbito nacional”. 

Programação diversa e multiprofissional 

A Jornada Mineira de Arboviroses 2025 está estruturada em três etapas. As oficinas de capacitação, realizadas no dia 3/9 para gestores e profissionais de saúde, destacaram inovação e ciência, incluindo atividades sobre vigilância genômica e o uso de drones no monitoramento (VigiDrones), evidenciando o avanço científico e tecnológico de Minas Gerais no combate às arboviroses.  

Nos dias 4 e 5, foi realizado o Seminário Estadual de Arboviroses: Diretrizes da Política de Vigilância, Prevenção e Controle, com painéis de especialistas estaduais, nacionais e representantes da Organização Panamericana de Saúde (Opas), voltado para profissionais e gestores de saúde, pesquisadores, representantes de consórcios intermunicipais e demais interessados na temática.  

A programação será encerrada nos dias 8 e 9/9 com o III Seminário de Manejo Clínico das Arboviroses: Qualificação da Assistência para o Período Sazonal, direcionado a médicos, enfermeiros e outros profissionais da assistência à saúde. 

Mais informações: https://www.saude.mg.gov.br/aedes/jornada-de-arboviroses/ 



Últimas