Minas Gerais é destaque nas estratégias para aumentar imunização em menores de dois anos

Trabalhos apresentados pela Secretaria de Estado de Saúde receberam reconhecimento da Organização Pan Americana de Saúde durante XXV Jornada Nacional de Imunização

  • ícone de compartilhamento

Fábio Marchetto / SES-MG

As estratégias adotadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para aumentar as coberturas vacinais em crianças menores de dois anos foram reconhecidas pela Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) como uma das experiências exitosas em saúde pública no Brasil.

O reconhecimento foi anunciado durante a XXV Jornada Nacional de Imunização (Jornada SBIm 2023), realizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em Florianópolis, no período de 20 a 23/9.

O trabalho da SES-MG, divulgado no painel As melhores experiências, recebeu placa de reconhecimento pela experiência "Estratégias para aumento de coberturas vacinais em crianças menores de 2 anos de idade no Estado de Minas Gerais", apresentada como parte da “Mostra da Gestão do SUS: Experiências exitosas para recuperação das coberturas vacinais”. 

“O reconhecimento da experiência do estado de Minas Gerais pela Opas/OMS e Conass demonstra o empenho e o trabalho que o Estado vem desenvolvendo para a recuperação das coberturas vacinais, para evitar surtos, internações e óbitos por doenças que são preveníveis pela vacinação”, avaliou Eduardo Campos Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG.

Na jornada, foram selecionados ainda outros dois trabalhos mineiros para a apresentação oral e nove foram apresentados em pôsteres. Os trabalhos fazem parte de uma parceria entre a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Vacinação (Nupesv) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Jornada SBIm

A XXV Jornada Nacional de Imunizações, promovida pela SBIm, teve como tema central a Imunização e Saúde Global. O evento buscou atualizar os profissionais sobre as temáticas no âmbito da imunização e contou com a participação de especialistas na área de imunização de todo o país.

O programa da jornada incluiu, ainda, os mais recentes avanços relacionados às imunizações, além de temas associados à situação epidemiológica das doenças imunopreveníveis e às coberturas vacinais.

É possível conhecer detalhes dos trabalhos apresentados pela equipe mineira realizando uma busca pelos temas neste site



Últimas