Nova estratégia de TIC do Governo de Minas quer aprimorar a prestação de serviços ao cidadão

Ampliação do acesso à internet em regiões de baixo desenvolvimento está entre as diretrizes da Estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

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A estratégia de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas para 2023 estabelece diretrizes e boas práticas a serem aplicadas pelos órgãos e entidades para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população, por meio da otimização de recursos e da adoção de tecnologias inovadoras nos processos governamentais. A estratégia de TIC é revista anualmente pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e repassada para toda a administração estadual. 

A estratégia para este ano foi aprovada em maio pelo Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), que é conduzido pela Seplag-MG, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) e com as secretarias de Estado de Fazenda (SEF) e de Desenvolvimento Econômico (Sede). As revisões anuais estão previstas no decreto nº 47.974/2020, que instituiu a Política TIC no Estado. 

No documento são propostas ações voltadas para o incremento da economia digital em Minas, para a implementação de sistemas integrados de gestão e para a ampliação do acesso à internet em regiões de baixo desenvolvimento. Entre as novidades de 2023 estão ainda as diretrizes voltadas para as contratações de TIC, tendo em vista a implementação da Nova Lei de Licitações e Contratos (GT-NLLC) no Estado. 

Além disso, a estratégia de TIC para 2023 busca promover a transparência e a participação cidadã na gestão pública, por meio do fortalecimento dos canais de comunicação e do acesso à informação governamental. 

Para Juliana Carvalho, da Diretoria Central de Governança de Tecnologia da Informação da Seplag-MG, responsável por consolidar a estratégia, as iniciativas de TIC refletem a preocupação do Governo de Minas com a inovação e com a eficiência das políticas públicas e da gestão governamental. 

"A transformação digital faz parte da diretriz do Governo de Minas de prestar serviços de qualidade aos cidadãos, uma vez que promove agilidade e transparência nos processos. Quando digitalizamos serviços e suportamos a população com um bom sinal de internet local, além de gerar comodidade para o cidadão, nós facilitamos o acesso aos serviços do Estado”, afirma a gestora. 

Para conhecer a nova estratégia TIC do Governo de Minas completa, clique aqui.  

Melhorias para o cidadão  

Entre as ações previstas no documento para aprimoramento da prestação de serviços estão a implantação do novo modelo de carteira de identidade e a expansão do protocolo digital para os serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG)

Outro objetivo é a transformação digital de 80% das etapas dos serviços públicos. O índice atual é de 79% e corresponde à porcentagem das etapas dos serviços estaduais realizadas digitalmente, sem necessidade de comparecimento do cidadão a uma unidade de atendimento presencial. 

Melhorias internas 

Já em relação às melhorias internas nos processos do Estado, a estratégia de TIC prevê a implementação de um modelo de governança de contratação de hospedagem em nuvem, buscando a otimização e a redução de custos junto aos órgãos do governo.  



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