Prodemge viabiliza acesso a dados georreferenciados para apoiar enfrentamento à pandemia de coronavírus

Por meio de tecnologia exclusiva, Governo de Minas terá mapeamento do índice de permanência domiciliar dos cidadãos durante quarentena

  • ícone de compartilhamento

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), inicia nesta segunda-feira (30/3) a utilização de painéis de controle que mostram o índice de permanência de pessoas em suas residências. É mais uma ferramenta que o Estado terá disponível para enfrentar a pandemia do coronavírus no território mineiro.

A partir de dados geolocalizados de aproximadamente 3 milhões de dispositivos móveis no estado de Minas Gerais, é possível visualizar o índice de isolamento por munícipio e por área dentro desses limites. Os painéis também permitem a comparação da situação em Minas Gerais com outras cidades e estados brasileiros.

“De posse dessas informações, o poder público pode promover ações de conscientização da população nas áreas onde o índice é mais baixo”, exemplifica Rodrigo Paiva, diretor-presidente da Prodemge. Segundo o assessor da empresa Kassius Vasconcelos, a plataforma exibe os dados dos últimos quatro dias, o que permitirá atuação célere e eficaz por parte do governo.

Além do governador e do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, terão acesso aos painéis a Prodemge, o Gabinete Militar do Governador (GMG), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Policia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

A tecnologia dos painéis é da startup In Loco e está sendo utilizada pela Prodemge por meio de um termo de cessão de uso com vigência enquanto durar o estado de calamidade pública decretada pelo governador Romeu Zema.

Os dados tratados pela empresa são sigilosos e anônimos e seguem todas as regras de proteção de dados pessoais determinadas pela legislação, o que foi reconhecido pelo Ministério Público Federal.



Últimas