Profissionais de escolas estaduais mineiras concluem reunião de ações e objetivos nesta quarta
Ano escolar na rede estadual teve início nesta semana. Equipes se preparam para receber os alunos nas salas de aula

O ano escolar da rede estadual de ensino de Minas Gerais já começou. Professores, diretores e seus analistas e auxiliares de serviço estão reunidos para, na quarta-feira (6/2), concluírem o alinhamento de ações e metas para os 200 dias letivos do Calendário Escolar. A expectativa é que, a partir do dia 7/2, todos já estejam prontos para dar as boas-vindas e o devido acolhimento aos alunos no início das aulas.
A Escola Estadual Padre Camargos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,atende cerca de 1.500 alunos dos anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. A diretora, Márcia Antônia Ferreira, aproveitou o encontro para realizar rodas de conversa com os profissionais dos três turnos e promover debates sobre temas relevantes que devem ser inseridos no cotidiano da comunidade escolar.
Segundo a diretora, a equipe vem trabalhando em rodas de conversa e reuniões de preparação para que a equipe possa, ao longo do ano letivo, incentivar discussões importantes sobre preservação do meio ambiente e da água, por exemplo.
"Vamos abrir uma série de debates interessantes com toda a comunidade para promover a reflexão dos jovens, dos nossos funcionários e das respectivas famílias sobre o nosso papel na sociedade, a responsabilidade dos nossos atos e importância de se preocupar com outras vidas", afirma Márcia. Outro propósito é abrir as portas para os pais dos alunos, principalmente para os de anos iniciais do ensino fundamental, para que conheçam a escola, os professores e demais profissionais.
Para o início do ano letivo, os profissionais da Padre Camargos receberão os estudantes com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Contagem.
“Gostamos de espalhar a alegria no nosso ambiente escolar. Por isso, por meio de uma das muitas parcerias que temos, conseguimos trazer a banda para tocar para os jovens. Como os pais dos estudantes mais novos às vezes ficam inseguros, sempre os recebemos para tirar as dúvidas e mostrar nossos espaços. Para todos, estudantes e familiares, apresentamos nossos profissionais. Acreditamos que essa é uma forma mais humanizada, acolhedora e amigável de iniciar um ano letivo”, explica Márcia.
Na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, no município de Itabira, o diálogo também foi a tônica do alinhamento de objetivos, ideias e propostas entre os servidores. Nesta unidade escolar, que atende cerca de 1.200 estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e educação integral e integrada, nos três turnos, os profissionais iniciaram a série de reuniões de acolhimento que serão realizadas para definições e explicações sobre o funcionamento escolar e sobre o projeto pedagógico.
“Aproveitamos a oportunidade deste primeiro encontro para nos apresentarmos, já que há novos colegas neste ano, e também para passarmos mensagens positivas uns aos outros, para iniciar o ano com disposição e leveza", conta a diretora da escola, Sheila Carla Costa. "Falamos sobre distribuição de aulas, formação de turmas, horários dos turnos e expliquei sobre cada uma das modalidades que oferecemos", complementa. Nas sequência, conclui a diretora, "teremos o planejamento anual das etapas e propostas de trabalhos e projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2019, além de, é claro, esclarecimento de dúvidas que podem surgir à medida que passamos as informações”.
Para receber os alunos, a escola realiza o processo de apresentação de toda a equipe e cada professor fica responsável por desenvolver dinâmicas entre os estudantes, tanto para apresentação quanto para passar informações importantes, como normas disciplinares. “É fundamental que esse processo de professores conhecerem alunos e vice-versa aconteça de uma maneira descontraída, leve e com respeito mútuo. Até porque, na nossa escola, sempre preservamos o diálogo e a troca de ideias”, afirma Sheila.
O ano escolar teve início para todas as 3.625 unidades escolares em Minas Gerais nessa segunda-feira (4/2).