Programa de Desenvolvimento de Lideranças inicia atividades em 2022

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) começou as atividades de 2022 nesta terça-feira (22/2), na Fundação João Pinheiro (FJP). O PDL busca desenvolver líderes para atuação de forma inovadora e estratégica no setor público e tem como público-alvo 54 lideranças do governo, como subsecretários e cargos análogos.

“Ser servidor é um ato de entrega, um ato de se colocar a serviço da população e um exercício que exige muita coragem e resiliência, especialmente no encerramento de ciclos”, destacou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luisa Barreto, na abertura.

FJP / Divulgação

A palestra de estreia do PDL em 2022 foi sobre resiliência, com o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tenente Pedro Aihara. ​O governador Romeu Zema também enviou um vídeo aos participantes a respeito do tema.

“Ser um líder não é tarefa fácil, exige muita dedicação e persistência. E um bom líder é aquele capaz de articular ações estratégicas visando a bons resultados, que só aparecem com uma boa equipe”, declarou Zema. “Os avanços ao longo desses três anos de governo só foram possíveis graças ao trabalho desenvolvido em cada secretaria e órgão que compõe a nossa gestão. Para avançarmos ainda mais, é necessário que cada líder entenda o seu papel e seja resiliente”, completa.

Uma rodada de World Café - metodologia de interação entre os participantes por meio do diálogo, troca e desenvolvimento de rede - também fez parte das primeiras atividades.

O PDL Parceria entre a FJP, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Vamos (Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org). Os participantes formam a Rede de Líderes Estratégicos do Governo, que se reúne trimestralmente para debater desafios e soluções para a gestão pública estadual.